Um apartamento adaptado ao Parkinson

0
146

Condições especiais para moradora nortearam projeto, unindo acessibilidade com design. Fotos: Julia Ribeiro

Mais do que oferecer beleza e funcionalidade aos ambientes, a decoração também é capaz de agregar acessibilidade e bem-estar à vida das pessoas. Foram justamente esses os benefícios da reforma promovida pelas arquitetas Bianca Atalla, Fernanda Mendonça e Elisa Ju, sócias da Oliva Arquitetura, que adequaram o apartamento de 142 m² ao dia a dia da moradora, uma senhora portadora de Parkinson e apaixonada por arte. “Por apresentar uma locomoção limitada, ela buscava um escritório de arquitetura que oferecesse bastante assistência do projeto até a finalização da obra e pudesse desenvolver um projeto personalizado em cada detalhe, facilitando o vai-e-vem por todos os lugares”, explica Fernanda.

Assim, o imóvel foi ganhando uma nova atmosfera, mais atual, prática e leve, mesmo contando com barras de apoio nas principais paredes. “Para chegar a esse modelo de corrimão, que se encaixa melhor na mão e é bem confortável, criamos até quatro protótipos diferentes. Estudamos a altura certinha em cada ambiente, da ala social aos banheiros”, comenta Fernanda. Mesmo solto, o mobiliário tinha de apresentar uma firmeza que oferecesse apoio para a moradora, em caso de desequilíbrio.

Coube às profissionais entender e conhecer profundamente a vida da cliente, fazendo com ela se sentisse segura, mesmo diante da sua limitação, e fazer da mudança um momento positivo, de transformação. “A paleta mais neutra acabou ganhando um toque colorido e elementos com textura, favorecendo a sensação de acolhimento e aconchego”, afirma Elisa.

O trio de arquitetas ainda tinha a missão de manter o máximo de itens originais do apartamento, como as bancadas, a marcenaria e o piso de madeira, que estavam em ótimo estado de conservação. “Trabalhamos com o mobiliário solto, pintura, alguns revestimentos, tecidos, almofadas, tapetes, sempre salpicando de referências orientais e indianas, que agradam bastante a moradora”, explica Bianca. As telas, que a própria moradora pintou, também ajudaram a compor a decoração e preencher os espaços de histórias e memórias. “Nosso desafio também foi orquestrar da melhor forma as peças novas com tudo o que ela já tinha, especialmente o que ela reuniu ao longo de viagens”, comenta Fernanda.

Dados da obra

Arquitetos: Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça
Tamanho do projeto: 140 m²
Início do projeto: 2018
Conclusão da obra: 2018

Ficha técnica

Arquitetura, interiores e Decoração: Oliva Arquitetura
Arquitetos: Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça
Projeto de iluminação: Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça
Fornecedores:
Projeto de interiores
Mobiliário solto: L’oeil.
Louças e Metais: Deca
Cristaleira: Dunelli
Pastilhas de vidro – cozinha da Pasticor
Cadeiras de madeira da cozinha – Tok&Stok.
Recuperação dos móveis do quarto – Capela Móveis Antigos
Roupa de cama da M Martan
Cadeira home office – Alberflex.
Tapete by Kamy

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments