Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Minimalismo e toques delicados de cores dão o tom ao projeto de interiores de apartamento milanês

Reforma reforça o traço Art Déco original da edificação. Por Pedro Zuccolotto. Fotos por Federico Villa.

Com o gosto refinado e atenção aos detalhes, o PLUS ULTRA Studio redesenhou um apartamento de 65 metros quadrados em Milão, no bairro Porta Venezia, para atender as necessidades de seus novos proprietários. Os designers fizeram o melhor uso dos espaços, oferecendo algumas soluções incomuns.

Convite para a visita

Os hóspedes são recebidos em uma entrada que se encaixa obliquamente no plano, como se o apartamento fosse separado em duas partes. Com vista para a sala de estar, a entrada é caracterizada por um piso com formas geométricas em preto e branco inspiradas em Déco e Op Art. Há também o teto rebaixado e os móveis angulares feitos sob medida: uma tela verde envernizada e palha Vienna protegem parcialmente a vista. Um espelho colocado no canto aumenta a interação das geometrias, ampliando ilusoriamente o espaço.

A escolha de um piso responde à necessidade de propor uma nova articulação para a orientação da parede de entrada, que se abre em 45 graus. Dali, entra-se na sala e na cozinha, concebidas como duas salas separadas, mas visualmente conectadas graças à presença de uma grande porta de vidro duplo inspirada nas formas arredondadas dos anos 1920.

Como conta Alessandra Castelbarco Albani, do escritório de arquitetura PLUS ULTRA, a orientação do layout original da parede era difícil. Por isso, se inspiraram muito nas soluções de interiores de Luigi Caccia Dominioni, renomado arquiteto e designer de móveis milaneses de meados de 1900. “A forma triangular do corredor ecoa no espaço da entrada onde o design do piso em preto e branco e os móveis espelhados brincam com este entrelaçamento de geometrias, criando um complexo e único efeito aparentemente contraditório”, detalha.

A porta, assim como os móveis da sala de estar, satisfaz as sensibilidades dos clientes ao combinar várias peças de antiguidades modernas e mesclá-las com móveis desenhados pelo PLUS ULTRA, como o console com portas de palha vienense e os detalhes em latão, que lembram a tela da entrada, também desenhada pelos arquitetos.

Banheiro

No banheiro, o bicolor preto e branco reaparece: aqui o único toque de cor é dado pelos móveis da pia, em tons de vermelho tijolo. Aqui, os arquitetos escolheram combinar as formas com o design da janela e a armação da porta. Este é o caso da abertura em arco que emoldura a janela e dá acesso ao chuveiro em mosaico cerâmico branco. O móvel lacado integra o radiador existente em um design geométrico e minimalista.

Segundo Castelbarco Albani, o cliente sempre foi apaixonado por antiguidades modernas com uma atenção particular para o período Deco. “Esta não é a primeira casa que eu faço o projeto para ela, alguns anos atrás eu projetei o casa onde ela foi morar sozinha, onde parte de sua coleção de móveis deveria estar acomodado. Eu tive, portanto, que conhecer sua paixão por ambientes não assépticos, seu amor para cores fortes e espaços abertos”, detalha.

Cozinha

A paleta de cores marcada no estar se revela semelhante na zona de cocção. Combinado ao preto, o matiz esverdeado ganha personalidade nas portas almofadadas também desenhadas pelo PLUS ULTRA Studio. A decoração minimalista se reflete nos objetos cuidadosamente dispostos e na iluminação perimetral embutida na marcenaria.

Sala

A sala de estar possui piso de madeira clássico, enquanto a cozinha possui as mesmas cores da entrada, mas com um design mais minimalista a par com o móveis de design personalizado.

Em uma interação de referências cruzadas, outro piso preto e branco, apresentando cores reversas em comparação à entrada adjacente, define o corredor triangular que leva aos quartos de dormir com portas duplas originais recuperadas durante o trabalho de renovação. Aqui, um closet precede o quarto enquanto a luz entra através de uma porta e uma janela interior de palha vienense. Uma partição forrada com o papel de parede Chiavi Segrete de Fornasetti caracteriza o quarto em continuidade com a cabeceira da cama, também projetada e feita sob medida pelo escritório, onde o carvalho natural é combinado com uma cor cinza azulada profunda inspirada no papel de parede.

Layout do apartamento

Ficha técnica

Nome de projeto: The house of balanced contradictions ANO: 2020
Local: Porta Venezia, Milão, Itália
Arquitetura de Interiores: PLUS ULTRA studio ARQUITETOS: Alessandra Castelbarco Albani, Marco Di Nallo, Chiara Girolami e Giuseppe Tagliabue
Carpintaria: Marco Giussani, Molteno (LC), Italy
Tamanho do apartamento: 65 m²
Altura do chão ao teto: 3,5 m

Matéria publicada originalmente na revista aU.

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752