Agenda

Vokkan Urbanismo promove bate-papo com alunos da UniAvan

Evento acontece no próximo dia 20 de agosto, em Balneário Camboriú, e tem como objetivo debater a prática do planejamento urbano

A Vokkan Urbanismo realiza, no próximo dia 20 de agosto, em parceria com a UniAvan, em Balneário Camboriú, a aula magna do curso de arquitetura, com um bate-papo coordenado pelo time estratégico da empresa. Com a temática “Urbanismo que aproxima pessoas”, o objetivo é apresentar o projeto que a Vokkan está desenvolvendo em Santa Catarina, e que tem como legado oferecer soluções urbanísticas para construir ambientes coletivos mais inteligentes, contribuindo de forma direta no desenvolvimento social e urbano de diferentes municípios.

 “A modernidade, o avanço das áreas urbanas, fizeram esses espaços perderam a escala humana, o ritmo do passo do pedestre, a familiaridade da vizinhança, a oportunidade do encontro no espaço público. Os cidadãos querem mais qualidade de vida, querem resgatar os momentos em família e amigos. Hoje não é mais admissível perdermos várias horas do nosso dia nos deslocamentos para trabalho e atividades. Precisamos, portanto, encurtar essas distâncias. Espaços públicos de qualidade, áreas verdes, equipamentos culturais, infraestrutura social, lazer: tudo isso deve estar integrado o máximo possível no cotidiano dos cidadãos. Considero isso como ‘morar bem’”, destaca o arquiteto Jaime Lerner.

O empresário Roderjan Diehl Volaco, um dos sócios da Vokkan, afirma que com o bate-papo, além de trazer uma ótica dos futuros profissionais serve também para compartilhar o projeto desenvolvido pela Vokkan no estado e mostrar a proposta de resgatar a simplicidade de viver bem.

Juliana Tissot, coordenadora do curso de arquitetura da UniAvan, ressalta que o evento é de extrema importância para os estudantes. “Eventos como este tem muita relevância para os alunos. Estar inserido no meio acadêmico traz inúmeras oportunidades de conhecimento de diversos assuntos além da oportunidade de contato com profissionais renomados. Nesse sentido, é desejo da UniAvan estar próximo de empresas que fazem o diferencial na região visando a qualidade. Essa parceria com a Vokkan surge com o objetivo de fomentar o conhecimento, de aproximar os alunos da realidade do mercado de trabalho, de mostrar o que é possível se fazer, com qualidade e responsabilidade. A Vokkan traz profissionais renomados e de alto gabarito. Para os alunos é uma oportunidade única de aproximação. Acreditamos que este tipo de evento tem um alto impacto para a vida dos estudantes, é como se vissem as melhores ideias, saindo dos melhores livros e se tornando realidade”.

Palestrantes:

Nara Schütz: diretora comercial da Vokkan Urbanismo, mentora de empreendimentos comerciais há quase 20 anos, especialista em projetos de shoppings, open malls e ruas compartilhadas. Nara irá apresentar a proposta para composição de mix e criação de destinos dentro dos bairros planejados.

Nicholas Alencar: arquiteto e urbanista responsável pelo desenvolvimento dos projetos arquitetônicos da Vokkan, trará uma leitura sobre o passo a passo da criação da arquitetura para um bairro planejado, incluindo a concepção, criando uma conexão entre o projeto arquitetônico do local com o projeto do masterplan e paisagístico, estabelecendo um método, conhecendo os objetivos finais para as pessoas que vão usufruir do bairro; a definição das técnicas e tecnologias, e os projetos arquitetônicos que precisam conversar com os outros projetos, respeitando tudo que foi criado e planejado, mas que também deve surpreender e trazer conforto na escala do local.

Juliana Castro: arquiteta e urbanista responsável pelo projeto paisagístico dos bairros planejados,  trará para o talk show a perspectiva da integração e humanização dos espaços por meio de projetos paisagísticos diferenciados. É mostrar como colocar as pessoas em primeiro plano e conciliar suas vidas com a natureza. Mostrar como é possível interferir nos ambientes ao ponto de provocar transformações nas pessoas, na vida e no dia a dia das mesmas.

Felipe Guerra e Debora Ciociola: integrantes da equipe do Jaime Lerner, que assina o másterplan dos projetos do Viva Park, mostrando como preocupação com a qualidade de vida vem mudando as características do consumidor e como é preciso agregar no espaço urbano uma estrutura construída com segurança, trabalho, lazer, moradia, em um único lugar. A criatividade está em começar uma transformação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.