Sábado, 02 de Julho de 2022

Unindo experiências

Um ambiente de estética pós-industrial que une em uma única experiência o processo, o produto, e o consumo. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Raphaël Thibodeau.


Desde o início, o cliente confiou a ACT architecture design inc. uma tarefa ambiciosa: criar um ambiente original combinando uma pequena destilaria, cervejaria e restaurante em uma única experiência hospitaleira. Com aproximadamente 100 lugares, envolto de uma cozinha completa ao lado das destilarias acima mencionadas dentro de um espaço de 185 m², o Projet Pilote realmente representa uma novidade para Québec.

Um desafio considerável

Situado no vibrante bairro urbano do Planalto-du-Mont-Royal de Montréal, o local carece das características usuais dos espaços pós-industriais que normalmente acomodam um estabelecimento tão grande. Portanto, o desafio foi acomodar os tanques de fermentação e serviço de 1200L para a microcervejaria, os tanques de destilaria de álcool de grãos com destilador  mantidos no alto por uma impressionante coluna de 6,4 metros de altura, tudo isso proporcionando espaço suficiente para receber os clientes.

Para recuperar espaço para a parte do restaurante e bar do projeto, o equipamento técnico é colocado em uma plataforma suspensa anexa à estrutura metálica. Este posicionamento ocupa o vasto volume de sobrecarga subutilizada que normalmente dificulta a criação de um espaço de convívio. Uma nova estrutura completamente independente é criada para suportar os tanques e os 20.000L de líquido que eles conterão. Uma série de estruturas arquitetônicas fechadas ao vidro ao longo da plataforma trazem ritmo para esta passarela, enquanto o acabamento de cobre selecionado acentua os tanques proeminentes, deixando de lado o aspecto clínico usual do aço inoxidável padrão.

 

Uma coabitação inteligente

De acordo com as exigências da lei local, a destilaria e a cervejaria são separadas. Onde a parte de fabricação da destilaria está situada em cima, a primeira é colocada dentro de uma sala distinta e envidraçada com acesso próprio da parte traseira do edifício, enquanto o piso também foi abaixado para abrigar a altura da coluna de destilaria.

Sazonal, de qualidade e, essencialmente, os produtos locais estão à frente no cardápio artesanal, exigindo a inclusão de uma horta no telhado. Essa adição crucial é dupla: ao celebrar totalmente os produtos cultivados no local, isso permite que a parte do restaurante do projeto minimize o espaço necessário para a reposição e preparação de cozimento necessária dentro de um ambiente compacto.

Um ambiente quente e orgânico

Apesar da complexidade técnica do projeto e da onipresença dos equipamentos de malte, a estética industrial usual celebra, em vez disso, os aspectos orgânicos e inspirados no artesanato do processo de destilação. Assim, destacam-se a inclusão de materiais naturais e formas como madeira de carvalho, plantas e curvas ao longo da decoração. A cozinha aberta, a plataforma com os tanques de serviço expostos, bem como o vertiginoso destilador, permitem ao cliente se maravilhar com a expertise artesanal no centro do processo.

A paleta de materiais oferece duas zonas, seja olhando acima ou abaixo da linha horizontal, separando as áreas de produção e consumo. Azul profundo, verde floresta, madeira de carvalho, veludo, couro e terrazzo foram escolhidos para o bar e restaurante na metade inferior do local. Plantas, madeira de carvalho e um verde claro foram escolhidos para o espaço cervejeiro, invocando uma estética pré-modernista, enquanto as curvas e tons de cobre dos tanques conjuram uma sensibilidade mais científica como se derivadas de um romance do visionário Júlio Verne.

Ficha técnica

Projet Pilote – bar, restaurante, microcervejaria urbana & microdistileria

Localização : rue Rachel, Montréal

Cliente : Projet Pilote

ACT architecture design inc. team

Arquiteto conceitual: Maxime Gagné

Desenhos técnicos: Michèle Comtois e Mathieu Rochette

Administração de contratos de construção: Simon Blackburn

Parceiros

Engenheiro: Ivan H. Croteau

Construção: Les Projets Drakkar

Design gráfico: Caserne

Fornecedores

Iluminação: Luminárias Authentik

Assentos e banquetas: Pouf Pouf

Mobiliário: Gabinete P et Essai-Coop Établi

Marcenaria: Design ouimet

Whitewash: Manon Rita

Trabalho metálico: Soudures London et Clash Design

Fim do projeto : Julho 2021

Fotógrafo : Raphaël Thibodeau

Destilador : Guillaume Drapeau

Cervejeiro : Martin Allaire

Chef : Léon Buser-Rebite

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752