Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022

Uma segunda vida

Um “ lugar vazio” com sensação de abandono no núcleo histórico de Olomouc se tornou um edifício simbólico ao ser revitalizado explorando sua história arquitetônica.Texto: Linka. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: BoysPlayNice.

A loja de departamentos do comerciante de móveis Franz Klein foi construída no terreno gótico estreito e profundo original em 1911, após a demolição de um edifício residencial com um espaço comercial no térreo. O autor do projeto foi o arquiteto Christoph Glaser, que se inspirou na loja de departamentos Gerngross/Herzmansky em Viena.

Histórico

Em 1911, foi um edifício estrutural, operacional e espacialmente progressivo, uma das primeiras implementações de uma estrutura de concreto armado monolítico não apenas em Olomouc, mas também em toda a Áustria-Hungria. Após os danos causados pela guerra, a fachada Art Nouveau de vidro original foi purificada no espírito do funcionalismo tardio em 1946 e fornecida com revestimento cerâmico de acordo com o projeto do arquiteto Jaroslav Česal.

Em contraste com essas mudanças, o espaço central “sacral” escultural do átrio com galerias de vendas e iluminação do telhado foi preservado. Durante o regime comunista e a década de 1990, a casa serviu ao seu propósito original. No entanto, por razões de isolamento térmico, a lã mineral foi colocada na estrutura de aço horizontal de vidros no terceiro andar – negando assim a iluminação natural superior.

Uma nova música

O edifício teve que ser adaptado à nova operação da Rádio Tcheca e também aos atuais padrões estáticos, de incêndio, termotécnicos e sanitários.

Durante o processo de design, nos esforçamos para preservar a estrutura de suporte visível da casa e não destruir a integridade e a qualidade escultural do espaço central.

Todas as instalações são guiadas visivelmente, são coordenadas e formam um diálogo tecnológico artístico com a estrutura de suporte original sem suprimi-la. As tecnologias são uma camada colorida em um espaço estritamente monocromático.

O espaço das galerias foi dividido o máximo possível por paredes de vidro para que continue a fluir livremente e interagir com o espaço central do átrio. A forma e as proporções dos estúdios de transmissão, sala de controle e estúdios de autoatendimento surgiram da possibilidade de construir a estrutura de esqueleto existente. O design e a materialidade dos estúdios estão subordinados às necessidades da acústica espacial, a cor branca prevalece como em todo o edifício, com uma faixa de céu noturno azul – éter através do qual as ondas de rádio se espalham.

No início, trabalhamos com a opção de remover a parte traseira do prédio atrás do átrio e construir uma nova parte para a sala de gravação com uma direção pentagonal no piso térreo; no piso, então, para colocar estúdios com salas de controle em proporções e formas ideais para acústica espacial, com construções que idealmente resolvem a acústica do edifício. No entanto, essa opção foi abandonada por razões financeiras.

No decorrer de pesquisas técnicas de construção, trabalho de design e durante a implementação real, foi fascinante descobrir o quão alto era a técnica, estética e artesanal de nossos ancestrais. E quanto mais livres eram suas ações há mais de cem anos, libertadas dos muitos regulamentos de hoje.

Ficha Técnica

Estúdio: Atelier 38

Autor: Tomáš Bindr, Martin Struhala, Hana Staňková, Pavel Malček

Cliente: Český rozhlas (Czech Radio)

Localização do projeto: Pavelčákova 2/19, Olomouc
País do projeto: República Tcheca

Ano de conclusão: 2022
Área Construída: 642 m²
Área útil: 2.270 m²

Fotógrafo: BoysPlayNice
Colaborador Statics: Marpo [Radan Sležka, Martin Sležka]
Acústica do edifício / sala: Grupo AVT [Martin Vondrášek / Karel Motl]
Engenharia elétrica: Elektro projekce [Ondřej Křemen, Hana Matušková]
HVC: Atelier 38 [Lukáš Onderka]
Sistema de ventilação e refrigeração: Mario Design [Marek Nos]
HVAC: CM Projekt [Marek Cabal]
Resistência ao fogo: JaK-Fire [Jaroslav Kutač]
Medição e regulação: Petr Pawlas

Compartilhar artigo:

Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752