Sábado, 02 de Julho de 2022

Uma nova linguagem de design nas compras

A Burdifilek apresenta o seu projeto para a Hyundai Seoul, a maior loja de departamentos da capital da Coreia do Sul. O ponto de referência do varejo faz parte de um complexo multiuso que combina negócios, compras e lazer em um único destino.

O Hyundai Seoul apresenta um novo conceito em ambientes de compras ao mesmo tempo em que cria uma história ao redefinir o futuro do varejo. Elementos de design, incluindo vegetação abundante, placas de piso expansivas e um Waterfall Garden, todos contribuindo para experiências memoráveis ​​e relaxantes para o cliente em um cenário de moda de vanguarda e elementos de design contemporâneos visualmente estimulantes.

Tranquilidade

Burdifilek foi contratado para projetar três andares da loja de departamentos, incluindo o ambiente zen do átrio. Os elementos calmos dessa área são visíveis de todos os níveis da loja de departamentos, nutridos pela abundante luz natural captada através de uma clarabóia que se estende pelo núcleo do edifício. Aproveitando a arquitetura única com vazios por toda parte, o escritório conceituou um cinturão verde que envolve os espaços e dá continuidade a um tema geral de tranquilidade e bem-estar. Seguindo as dicas da grand piazza, o cinturão verde torna-se uma pista para atividades da vida cotidiana, desde interações sociais a exposições de arte, palcos pop-up e encontros inspiradores.

A jornada começa com uma sensação auditiva de uma cachoeira em cascata escultural de 12 metros de altura que desafia a gravidade e fica proeminente no átrio principal, cercada por ilhas flutuantes de formato orgânico. O conceito de natureza é levado adiante com bordas refletivas que imitam padrões de águas tranquilas ao longo das bordas internas dos planos do teto, criando o efeito visual de olhar para um lago refletor.

“Recebemos uma peça substancial de arquitetura com muitos átrios. A visão da Hyundai era alocar 50% dessa placa de piso para criar espaços públicos onde as pessoas pudessem socializar em um ambiente muito mais experiencial do que a experiência típica de shopping tem a oferecer”, diz Diego Burdi, cofundador e diretor criativo da Burdifilek. “No final, nossa solução foi inspirada na natureza circundante de Seul. Optamos por trazer o exterior para dentro e criar algo inesperado que brinca com a escala e à medida que o conceito verde começou a se estender a todo o ambiente, o edifício tornou-se mais suave e propício a essas experiências memoráveis.”

Interpretando um novo idioma

Ao conceituar a totalidade de cada andar, a Burdifilek utilizou sua experiência e conhecimento para aperfeiçoar os detalhes de cada elemento individual para criar um ambiente de marca que é fortalecido pela soma de suas partes. De pisos a paredes, tetos, móveis, luminárias e materialidade, cada andar apresenta seu próprio dialeto de experiências e elementos de exibição visual, todos adaptados ao estilo de mercadoria e às tendências de estilo de vida daqueles mais aptos a comprar lá.

Segundo andar: Jardim de Esculturas

No segundo andar, a interpretação de Burdifilek da futura casa da moda feminina de alta qualidade está no centro da elegância e do luxo atemporal. Ancorado por formas icônicas, com ênfase em texturas e tonalidade escultural, o piso oferece um espaço semelhante a uma galeria para serpentear e explorar. O uso de iluminação suave e indireta acentua as formas fluidas no teto para irradiar uma qualidade etérea. Luminárias suspensas personalizadas com detalhes refinados elevam a sensação de leveza, proporcionando uma linguagem coesa para que as marcas selecionadas brilhem. Uma combinação de uma paleta de cores suaves com camadas de refletividade e translucidez aumenta ainda mais a atmosfera sofisticada.

Terceiro andar: Deserto Provocante

Em contraste, no terceiro andar, os designers rapidamente mudam o clima e convidam a um outro mundo. Expandindo o conceito de natureza e o jardim escultural, este nível assume a forma abstrata de uma floração. Embora mantendo um grau de semelhança com o segundo andar em termos de elementos escultóricos, este piso os expressa de forma mais ousada, em meio a um cenário criativo de sistemas de suspensão em azul profundo chocantes, materialidade agressiva com ênfase no contraste de materiais naturais e artificiais, teto inacabado, paredes esculturais feitas sob medida, moldadas a vácuo e uma paleta de cores simples que fala mais diretamente com as marcas em destaque. Nossa filosofia era criar ambientes em cada andar que falassem com um público específico, com uma linguagem de design diferente, evocando a natureza nos espaços de várias maneiras”, diz Diego Burdi. “Também nos esforçamos para criar algo em comum por meio de elementos esculturais que ressoem com os convidados e proporcionem uma experiência física de imaginar e explorar.”

Ficha técnica

Nome do projeto: The Hyundai Seoul

Cliente: The Hyundai Department Store Group

Localização: Seul, Coreia do Sul

Espaços desenhados por Burdifilek para o Hyundai Seoul:

Átrio Térreo (Jardim Cachoeira) e Andares 2,3,4 (Áreas Selecionadas)

Empresa de design: BURDIFILEK

Áreas

Piso 2: 2.673 m²

Piso 3: 2.733 m²

Piso 4: 2.734 m²

Área total: 9.552 m² (de 89.100 m² de área total de The Huyndai Seoul)

Equipe de projeto

Paul Filek, cofundador e sócio-gerente

Diego Burdi, cofundador e diretor criativo

Tom Yip, Gerente de Projetos

John Seo, designer de conceito sênior + tradutor coreano

Michael Del Priore, designer de conceito sênior

Shawn Li, designer

Daniel Mei, desenhista técnico (CAD)

Anna Nomerovsky, CAD

Anna Jurkiewicz, CAD

Yoonah Lee, CAD

Consultor de Iluminação: Marcel Dion

Setor do projeto: Loja de departamentos de linha completa

Projeto concluído: fevereiro de 2021

Fotógrafo: Yongjoon Choi Photography

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752