A Burdifilek apresenta o seu projeto para a Hyundai Seoul, a maior loja de departamentos da capital da Coreia do Sul. O ponto de referência do varejo faz parte de um complexo multiuso que combina negócios, compras e lazer em um único destino.
O Hyundai Seoul apresenta um novo conceito em ambientes de compras ao mesmo tempo em que cria uma história ao redefinir o futuro do varejo. Elementos de design, incluindo vegetação abundante, placas de piso expansivas e um Waterfall Garden, todos contribuindo para experiências memoráveis e relaxantes para o cliente em um cenário de moda de vanguarda e elementos de design contemporâneos visualmente estimulantes.

Tranquilidade
Burdifilek foi contratado para projetar três andares da loja de departamentos, incluindo o ambiente zen do átrio. Os elementos calmos dessa área são visíveis de todos os níveis da loja de departamentos, nutridos pela abundante luz natural captada através de uma clarabóia que se estende pelo núcleo do edifício. Aproveitando a arquitetura única com vazios por toda parte, o escritório conceituou um cinturão verde que envolve os espaços e dá continuidade a um tema geral de tranquilidade e bem-estar. Seguindo as dicas da grand piazza, o cinturão verde torna-se uma pista para atividades da vida cotidiana, desde interações sociais a exposições de arte, palcos pop-up e encontros inspiradores.
A jornada começa com uma sensação auditiva de uma cachoeira em cascata escultural de 12 metros de altura que desafia a gravidade e fica proeminente no átrio principal, cercada por ilhas flutuantes de formato orgânico. O conceito de natureza é levado adiante com bordas refletivas que imitam padrões de águas tranquilas ao longo das bordas internas dos planos do teto, criando o efeito visual de olhar para um lago refletor.
“Recebemos uma peça substancial de arquitetura com muitos átrios. A visão da Hyundai era alocar 50% dessa placa de piso para criar espaços públicos onde as pessoas pudessem socializar em um ambiente muito mais experiencial do que a experiência típica de shopping tem a oferecer”, diz Diego Burdi, cofundador e diretor criativo da Burdifilek. “No final, nossa solução foi inspirada na natureza circundante de Seul. Optamos por trazer o exterior para dentro e criar algo inesperado que brinca com a escala e à medida que o conceito verde começou a se estender a todo o ambiente, o edifício tornou-se mais suave e propício a essas experiências memoráveis.”

Interpretando um novo idioma
Ao conceituar a totalidade de cada andar, a Burdifilek utilizou sua experiência e conhecimento para aperfeiçoar os detalhes de cada elemento individual para criar um ambiente de marca que é fortalecido pela soma de suas partes. De pisos a paredes, tetos, móveis, luminárias e materialidade, cada andar apresenta seu próprio dialeto de experiências e elementos de exibição visual, todos adaptados ao estilo de mercadoria e às tendências de estilo de vida daqueles mais aptos a comprar lá.
Segundo andar: Jardim de Esculturas
No segundo andar, a interpretação de Burdifilek da futura casa da moda feminina de alta qualidade está no centro da elegância e do luxo atemporal. Ancorado por formas icônicas, com ênfase em texturas e tonalidade escultural, o piso oferece um espaço semelhante a uma galeria para serpentear e explorar. O uso de iluminação suave e indireta acentua as formas fluidas no teto para irradiar uma qualidade etérea. Luminárias suspensas personalizadas com detalhes refinados elevam a sensação de leveza, proporcionando uma linguagem coesa para que as marcas selecionadas brilhem. Uma combinação de uma paleta de cores suaves com camadas de refletividade e translucidez aumenta ainda mais a atmosfera sofisticada.

Terceiro andar: Deserto Provocante
Em contraste, no terceiro andar, os designers rapidamente mudam o clima e convidam a um outro mundo. Expandindo o conceito de natureza e o jardim escultural, este nível assume a forma abstrata de uma floração. Embora mantendo um grau de semelhança com o segundo andar em termos de elementos escultóricos, este piso os expressa de forma mais ousada, em meio a um cenário criativo de sistemas de suspensão em azul profundo chocantes, materialidade agressiva com ênfase no contraste de materiais naturais e artificiais, teto inacabado, paredes esculturais feitas sob medida, moldadas a vácuo e uma paleta de cores simples que fala mais diretamente com as marcas em destaque. Nossa filosofia era criar ambientes em cada andar que falassem com um público específico, com uma linguagem de design diferente, evocando a natureza nos espaços de várias maneiras”, diz Diego Burdi. “Também nos esforçamos para criar algo em comum por meio de elementos esculturais que ressoem com os convidados e proporcionem uma experiência física de imaginar e explorar.”

Ficha técnica
Nome do projeto: The Hyundai Seoul
Cliente: The Hyundai Department Store Group
Localização: Seul, Coreia do Sul
Espaços desenhados por Burdifilek para o Hyundai Seoul:
Átrio Térreo (Jardim Cachoeira) e Andares 2,3,4 (Áreas Selecionadas)
Empresa de design: BURDIFILEK
Áreas
Piso 2: 2.673 m²
Piso 3: 2.733 m²
Piso 4: 2.734 m²
Área total: 9.552 m² (de 89.100 m² de área total de The Huyndai Seoul)
Equipe de projeto
Paul Filek, cofundador e sócio-gerente
Diego Burdi, cofundador e diretor criativo
Tom Yip, Gerente de Projetos
John Seo, designer de conceito sênior + tradutor coreano
Michael Del Priore, designer de conceito sênior
Shawn Li, designer
Daniel Mei, desenhista técnico (CAD)
Anna Nomerovsky, CAD
Anna Jurkiewicz, CAD
Yoonah Lee, CAD
Consultor de Iluminação: Marcel Dion
Setor do projeto: Loja de departamentos de linha completa
Projeto concluído: fevereiro de 2021
Fotógrafo: Yongjoon Choi Photography