Inspirado pela missão de conectar melhor o crescente distrito de Groningen, e transformá-lo em um espaço social interativo, De Zwarte Hond foi contratado pela imobiliária MWPO para projetar um edifício central multifuncional e adaptável para o bairro dos Países Baixos. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Ronald Tilleman / De Zwarte Hond

No centro de um Coração Verde
Meerstad é um distrito de Groningen. A área é popular por seu espaço aberto, vegetação e o lago recreativo Woldmeer, em torno do qual um bairro com 5.000 novas casas será construído nas próximas décadas. Eventualmente, a área se tornará um distrito vívido da cidade.
Com essa futura expansão em mente, é importante que o bairro contenha um centro comunitário convidativo, que servirá de lugar para os moradores comprarem, se reunirem e comerem. O atraente SuperHub de De Zwarte Hond incorpora essa função central, ao mesmo tempo em que adota a sustentabilidade e a qualidade de vida como valores centrais de design.



“Mercadão” Moderno
O SuperHub representa uma versão circular revitalizada do design tradicional de “mercadão”. É expansivo e transparente, com uma estrutura de apoio feita inteiramente de colunas de madeira laminadas em forma de cruz e vigas, proporcionando ao edifício uma aparência de catedral. O grande vão e a altura do teto de nove metros criam um espaço excepcionalmente luminoso e oferecem a oportunidade de adaptações flexíveis de layout e uso no futuro.
O grande balanço, que se estende por mais de cinco metros, fornece proteção solar e atrai a estrutura para seu ambiente verde com o uso de colunas elegantes e treliças de madeira em forma de rede. Além disso, formas cruzadas inteligentemente projetadas fornecem estabilidade ao edifício, garantindo que nenhuma infraestrutura adicional de vento seja necessária. A escolha da construção de madeira também garante um impacto climático positivo.



Ecológico e Sustentável
O SuperHub é uma simbiose moderna de um marketplace e centro comercial, onde os visitantes podem fazer suas compras e visitar um café da moda. Além disso, a estrutura foi construída para durar e oferece a possibilidade de futuros ajustes ou adições. O layout flexível e aberto permite que suas funções sejam reinventadas junto com as necessidades mutáveis da comunidade, o que significa que ela não ficará desatualizada ou será demolida no futuro. O edifício poderia, por exemplo, acomodar um centro comunitário, um museu ou até mesmo casas em 20 anos. Desta forma, o SuperHub se manifesta como um hub comunitário à prova de futuro que crescerá junto com o desenvolvimento da Meerstad.


O telhado foi reservado para a colocação de painéis solares e plantas para abelhas e insetos. A instalação de tratamento aéreo embutido, bem como o calor e o armazenamento frio do solo, garantem um clima interno ideal e eficiente em termos de energia. Além disso, a estrutura também é projetada de tal forma que pode absorver e suportar as vibrações dos terremotos de Groningen. Além disso, o design flexível do SuperHub permite que ele cumpra uma ampla gama de funções e atividades, como reuniões comunitárias.
Desenhos técnicos




Ficha técnica
Colaboradores:
MWPO
Marcas Bouw B.V.
Maripaan Groep
Jumbo Supermarkten
Bureau Meerstad
Pieters Bouwtechniek
DGMR
Crédito da foto: Ronald Tilleman