Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021

Um Ambiente Hospitalar Acolhedor

A reforma interior do primeiro andar do Humboldt Park Health mostra como é possível se projetar um hospital que integre e acolha a comunidade do seu entorno de forma eficaz e dinâmica. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Maria Monteagudo.

O Hospital

Humboldt Park Health, é um edifício centenário localizado no centro do bairro porto-riquenho de Chicago, sendo um provedor de saúde de rede de segurança crítica cuja missão é fornecer serviços de saúde de alta qualidade, compassivos e acessíveis, fazendo parcerias diretamente com pacientes, famílias, funcionários, médicos e as comunidades atendidas. O projeto de reforma do interior da edificação representa um primeiro passo crítico em um Plano Diretor do Distrito do Bem-Estar, com o objetivo principal de repensar completamente a saúde e o bem-estar dos moradores da área.

O Projeto

A empresa planejou e projetou a renovação e a reimaginação interior dos níveis e funções mais baixos, especificamente relacionados ao atendimento ao paciente, fluxo de visitantes e wayfinding. O projeto consiste em mais de 2300 metros quadrados de trabalho, dividido em 22 fases individuais, e busca criar um ambiente caloroso e acolhedor, refletindo a qualidade do cuidado prestado, além de definir uma estratégia de wayfinding coesa em todo o primeiro andar.

A transformação interior inclui novos acabamentos de piso, parede e teto para iluminar o ambiente interior através de cores vibrantes, bem como proporcionar uma visão clara para o acesso do paciente aos diversos programas em todo o hospital. A criação de novas partições e a demolição de barreiras existentes em diversas áreas clínicas, incluindo o pronto-socorro, buscam remodelar as adjacências programáticas e promover melhor a identidade do bem-estar e da privacidade para todos.

A introdução de materiais transparentes e translúcidos auxilia na promoção da abertura e da privacidade simultaneamente, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades para ligar o hospital de volta à cultura da comunidade circundante através do uso de arte local e imagens de marcos próximos. A opção por um desenho de teto particular em todos os corredores visa tanto definir a área de diversos programas ao longo do projeto, quanto moldar a lógica da sinalização e da localização de caminho para que seja de fácil entendimento.

Execução

O projeto precisava ser compartimentado em porções menores para permitir que o hospital mantivesse as operações cotidianas sem interrupção durante o curso da construção. Devido à priorização das operações hospitalares, essas fases muitas vezes dividem áreas de corredor, clínica e sala de espera que fluem diretamente entre si, e a ordem de operações mudou ao longo do tempo devido às necessidades em constante evolução dos usuários finais.

Ficha técnica

Nome oficial do projeto: Humboldt Park Health Interior Renovation
Local: Chicago, Illinois, EUA
Cliente: Jose R. Sanchez, Presidente e CEO, Humboldt Park Health
Arquitetos / designers: JGMA
Diretor de Design do Projeto: Juan Moreno
Gerente de Projeto: Emilio Padilla
Colaboradores / Equipe de engenharia: BASE – Engenheiro Estrutural, WT GROUP – Mecânica, Elétrica e Hidráulica, F.H. PASCHEN – Empreiteiro Geral, GAGE CONSULTING ENFINERING – Soluções de engenharia TLC, JUST RITE ACOUSTICS – acústica
Setor de projeto: Saúde
Orçamento: 5,33 M USD
Data de conclusão do projeto: 2020
Fotógrafa: Maria Monteagudo, JGMA

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752