Terca-Feira, 26 de Setembro de 2023

Transformação autêntica

Com reforma assinada pela arquiteta Natália Bortolaz, um apartamento em Belo Horizonte ganha nova vida. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Paula L. Brant.

Com experiência em arquitetura e interiores, Natália Bortolaz atuou na reforma de um apartamento de 60m² localizado no bairro Lourdes em Belo Horizonte. Em uma planta limitada por sua compartimentalização, a arquiteta propôs a reformulação do layout da área social, junto da substituição das antigas janelas de ferro e grades. A somatória dessas mudanças com a aplicação de uma paginação orgânica culminou em projeto de referência altamente aconchegante e com grande integração entre sala e cozinha.

A reforma conciliou a mudança com a preservação. O piso de taco, original do apartamento, foi preservado, enquanto a antiga porta da cozinha foi reaproveitada para a entrada do escritório. Fotos: Paula L. Brant.

Um destaque da área social foi o painel com textura ripada em mdf em uma marcenaria que une o estético e funcional. Presente ao decorrer da sala e da cozinha, o painel inclui portas de acesso para armários, televisão, geladeira e acessos para outros cômodos, como banheiro e lavanderia.

Painel com textura ripada e MDF natural que percorrem todo o projeto. Foto: Foto: Paula L. Brant.

Os acessos na área social abrem caminho para os demais cômodos do apartamento. A cozinha foi desenhada com armários e prateleiras em MDF natural sustentadas por serralheria preta e bancada quartzito dakar, além do uso do revestimento hexagonal em tom neutro. Com o mesmo revestimento, o banheiro traz um ambiente calmo e confortável, destacado por um box inspirado em portas de varandas.

A cozinha com amplo uso de MDF natural ganha vida com a disposição de vasos na prateleira e bancada. Fotos: Paula L. Brant.

A pintura do banheiro acompanha a paleta de cores neutras do restante do apartamento, ponto importante para dar o destaque aos quadros e obras do morador. Fotos: Paula L. Brant.

O escritório, por sua vez, traz o uso de madeira, serralheria e vidro em conjunto com elementos e cores que trouxeram um aspecto descontraído ao espaço. O piso de taco, os quadros, as plantas e o painel ripado trazem o conforto da área social para dentro de um ambiente funcional de trabalho.

A entrada do escritório reaproveitou a antiga porta da cozinha. Fotos: Paula L. Brant.

Por fim, o quarto do morador incorpora os detalhes mencionados dos outros ambientes, criando um local de repouso. Para esse recanto foram criados dois móveis, um armário de roupas com portas revestidas em palha e um móvel versátil na parede da janela, que serve para armazenar objetos e de banco para observar a paisagem da cidade pela janela.

Quarto do morador. Fotos: Paula L. Brant.

Compartilhar artigo:

Terca-Feira, 26 de Setembro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752