Sábado, 02 de Julho de 2022

Tradicional inspira o moderno

Buscando desenvolver um espaço propício à descoberta da culinária japonesa e da atmosfera izakaya, foi incumbido a Cléo Katcho Design Architectural desenvolver o design dos espaços desse novo restaurante em Montreal. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Francis Champoux.

Imersos na história dos izakayas – pequenos pubs japoneses nos quais é comum o compartilhamento de pequenos pratos – a equipe de design optou por uma abordagem conceitual que unisse a modernidade do lugar com suas raízes. Essa dicotomia entre a longa cultura de tradição dos izakayas e a modernidade do restaurante deu o tom de uma série de intervenções de design marcadas por contrastes.

O conceito foi fortemente inspirado pelos becos do pós-guerra onde os izakayas se estabeleceram, e por seu lado escuro e cru. Essa influência é particularmente perceptível nas escolhas materiais e no design de iluminação. O design foi elaborado para contrastar o macio e o duro, quente e frio, rudimentar e sofisticado, a fim de criar a experiência imersiva e sensorial que a equipe se propôs a alcançar. As inúmeras intervenções de iluminação neste projeto contribuíram em grande parte para a concretização desse objetivo.

Experiências Plurais

O espaço, que já contava com alguns componentes arquitetônicos com os quais a equipe tinha que trabalhar, foi planejado para que houvesse seções distintas. Usando diferentes tipos de iluminação e assentos, a equipe foi capaz de criar várias transições espaciais dentro de um grande espaço aberto.

A primeira seção, identificável por uma série de alcovas, se concentra em jogos, representados pelos símbolos de neon azul na parede e influentes na cultura japonesa. A parte da frente lembra um beco, com placas de neon visíveis do lado de fora. A área do bar, que é central para o design, é caracterizada por uma estrutura semelhante a uma lanterna e é uma homenagem ao protocolo do saquê.

Além dessas áreas, uma seção VIP se diferencia através da distinta experiência visual que oferece ao cliente, formada pelo reflexo infinito de múltiplas luzes suspensas nas paredes espelhadas e no teto. Para completar a experiência geral, também foi dada atenção especial aos banheiros, com cada um possuindo sua própria decoração e trilha sonora.

Luz e Atmosfera

O jogo da luz e as temperaturas coloridas das fontes de luz utilizadas nas diversas luminárias selecionadas contribuem para o convívio do local, ao mesmo tempo em que trazem à tona o lado sombrio do beco. No coração do restaurante está a lanterna que, quando iluminada, toma forma e se torna o ponto focal. A luz quente emanando do bar contrasta com temperaturas de cores mais frias usadas na seção alcova e na frente do restaurante, iluminada por uma série de placas de neon.

O Cerne do Izajaya

A divisão do espaço foi feita para permitir uma vista da cozinha aberta, bem como um foco no elemento arquitetônico central – o bar. A conexão com a cozinha foi um aspecto importante a ser considerado no design e na experiência sensorial: os pontos turísticos, sons e cheiros emanando da cozinha contribuem para recriar a proximidade tipicamente associada à experiência dos izakayas tradicionais.

Paredes que falam

A arte do muro que caracteriza o espaço é representativa dessa história e tradição em torno do protocolo do saquê que define izakayas clássicos. A equipe de design queria contar a história específica de Iru, um izakaya não tradicional, mas que se inspira na tradição.

Ficha técnica

Designer de interiores: Cléo Katcho Architectural Design

Designer de iluminação: Cléo Katcho Architectural Design

Superfície: 3670 pi2

Colaboradores:

Construção maxium

Ateliê Isabelle Leclerc

Casa Visual

Estúdio palma

Luminárias Lavoie

Francis Champoux / Champoux et fils

.

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752