Projeto nas Ilhas Canárias une tecnologia com a cultura local para coletar informações ambientais. Texto: divulgação, traduzido por Wesley Santiago | Fotos: LPA Studio
Recentemente premiados como vencedores no Architizer A+ Product Award 2021 e Gold Winner Grand Prix du Design Awards 14ª edição de 2021, os totens digitais são estações meteorológicas inteligentes que coletam e exibem informações ambientais e locais para turistas e visitantes nas praias das Ilhas Canárias. Cada totem funciona como um relógio de sol sazonal, assim, uma vez por ano, durante o solstício de inverno, a luz do sol brilha por um buraco na estrutura iluminando um marcador de bronze no chão.
Design e funcionalidades
Um ponto importante do projeto é o design que reinterpreta as peças de arte em cerâmica aborígene dos habitantes indígenas das ilhas. Esta arte é inspirada na adoração ao deus sol Magheq, normalmente representado através de formas circulares e padrões geométricos decorativos. Partindo disso, a forma principal do totem consistiu em um anel de madeira posicionado verticalmente com uma orientação norte-sul. A face norte possui um display de vídeo de 1,2 m² que transmite dados ambientais em tempo real e informações úteis sobre as atividades e serviços turísticos na área. A face sul hospeda um módulo fotovoltaico que transforma a luz do sol em eletricidade.
Importância cultural
A localização e a orientação de cada totem geram uma área sombreada no lado norte, criando um ponto de encontro natural destacado por um tapete circular de pedra. O senso de lugar é enfatizado pela arte de pavimentação e móveis urbanos personalizados. Por fim, o projeto reconhece os mais de dois mil anos de relação das Ilhas Canárias com o sol, unindo, por meio dos totens digitais, passado, presente e futuro, desde a marcação dos solstícios para fins agrícolas nos tempos antigos, até a atual indústria do turismo e a transição para uma economia de energia renovável.
Ficha técnica
Localização: Ilhas Canárias;
Cliente: Direção Geral de Infraestructura Turística. Governo de Canarias;
Tamanho do totem: 2,5 m de altura;
Espaço: 30 m²;
Tipo de projeto: Mobiliário urbano e paisagismo;
Custo de Construção: 42.000 € (Totem) + 15.000 € (Espaço Público).
Colaboradores
Diretor: Juan Palop-Casado;
Líder do design: Ignacio López;
Equipe do Projeto: Alberto Toret (Gerente de Projeto), Raquel Martínez, Andrea Suárez Solana e Cindy Suárez.
Colaboradores e Consultores
Engenharia MEP: Manuel Sanabria;
Renders: Fco. Javier Acién.
Serviço
Para mais informações sobre o projeto e o escritório LPA Studio, acesse www.lpastudio.net/.