Localizado no La Fontaine Park, o importante centro público é reanimado com um projeto da Lemay pensando na experiência dos visitantes e transeuntes. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Adrien Williams e Lemay.
Atuando na criação de espaços acolhedores para os usuários, a Lemay atua com uma grande equipe multidisciplinar no desenvolvimento de inovação ao redor do mundo. Tendo a experiência humana no centro de suas ações, a Lemay se orgulha de apresentar o redesenho do Théâtre de Verdure de Montreal, inaugurado em 1956.

Redesenho do Théâtre de Verdure, destacando sua presença no La Fontaine Park e possibilitando uma maior integração entre teatro e paisagem. Foto: Adrien Williams.


Observação do palco de locais opostos, da última fileira de assentos e do lado oposto da bacia. Fotos: Adrien Williams.
O redesenho desse espaço é guiado pela missão de reafirmar sua identidade patrimonial, tornando-o mais acessível para os apreciadores da cultura e da arte. O projeto engloba muito mais do que um palco independente e reanima o espaço como um todo, promovendo um novo local público verde que se estende para o parque e sua bacia. Em seu novo estado, o teatro engloba o conceito de quatro estações, redefinindo a relação dele com o parque, arquitetura e paisagem.
“Intervir no Théâtre de Verdure foi uma oportunidade incrível para oferecer aos visitantes uma experiência arquitetônica, paisagística e artística”, explica Eric Pelletier, Sócio e Designer Líder do projeto da Lemay.

Vista aérea do projeto, englobando arquibancada, área verde, teatro e bacia. Foto: Adrien Williams.


Vista aérea do projeto com delimitação dos aspectos organizacionais do teatro. Fotos: Lemay.

Corte longitudinal do projeto, destacando palco e arquibancada. Foto: Lemay.
O projeto da Lemay faz com que a presença do teatro seja sentida desde as margens da bacia até o interior do parque, promovendo uma presença atemporal. Ponto para sediar grandes produções artísticas, o espaço acomoda até 2500 espectadores, que podem assistir às performances dos assentos ou da área verde dedicada. O espaço ganhou caráter mais acessível com a criação de novas entradas e extensão do caminho para pedestres ao redor da bacia. O uso de uma cobertura vegetal baixa também foi um fator estratégico para destacar a presença do teatro no parque.
