Assinada pela Squareworks, o projeto desta galeria de arte contemporânea surge de uma reforma com profundo respeito pela herança de um antigo edifício de Mumbai. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Studio Charuau e Squareworks.
A Squareworks é uma empresa de design e pesquisa com base em Mumbai, na Índia. Atuando com habitação, espaços públicos, instituições e urbanismo, a empresa tem como principal objetivo combinar design e pesquisa nos segmentos de arquitetura e urbanismo. Recentemente, a Squareworks tomou frente do projeto da TARQ, sendo que o principal desafio enfrentado pela equipe de projeto foi restaurar uma estrutura histórica de 120 anos e transformar seus espaços em uma galeria de arte contemporânea. Localizada entre dois tecidos urbanos significativos para a história da cidade, os arredores carregam referências do estilo gótico vitoriano e arquitetura art déco, construída entre 1930 e 1040.



Interiores da galeria com ênfase nas aberturas para o exterior, colunas de madeira e vigas de aço. Fotos: Studio Charuau.
Inicialmente, considerou-se introduzir luz natural em abundância por meio da restauração das aberturas originais. Para isso, o projeto exigiu grande empenho na marcenaria e fabricação personalizada. Dessa forma, as janelas de madeira na parte norte da fachada foram restauradas com a colaboração de habilidosos carpinteiros, enquanto na fachada oeste as aberturas existentes foram mantidas e novas molduras e persianas foram instaladas. O resultado destes esforços foi a construção de espaços amplamente iluminados e a interligação entre interior e exterior, sem desrespeitar o legado arquitetônico do edifício.

Vista da galeria a partir do andar da biblioteca. Foto: Studio Charuau.
Outras formas encontradas de atualizar os interiores sem apagar o passado do prédio foram destacar as colunas de madeira e expor as vigas de aço. As colunas criam manifestações visualmente impressionantes que enfatizam a verticalidade do espaço com 14 pés de altura. Por sua vez, as vigas permanecem visíveis e servem para contar histórias de diferentes épocas.

Sala de conferências. Foto: Studio Charuau.

No térreo também está localizado um escritório. Foto: Studio Charuau.


À esquerda, a escada que leva ao andar do mezanino. À direita, a cabine do diretor. Fotos: Studio Charuau.
A abordagem deste projeto representa a possibilidade da coexistência harmoniosa da história e modernidade. Uma característica que surgiu no meio do projeto e que segue essa premissa foi a incorporação de uma parede de aço Corten. Ao mesmo tempo que homenageia o patrimônio histórico, incorpora a identidade da marca TARQ.

