Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021

Tagh Behesht

Projeto arquitetônico inspirado em bazares como Sar-Shoor, Farsh e Reza, no Irã. Texto: Divulgação | Fotos: Hassan Dehghanpour

A metodologia de design principal do projeto começou com uma investigação da história da arquitetura de bazares no Irã e na cidade de Mashhad. Desde tempos imemoriais, o vínculo inquebrantável entre os bazares da cidade e os alicerces da economia fez com que os bazares assumissem um papel importante e consistente na vida cotidiana das pessoas.

A Inspiração

A morfologia principal do design é inspirada em bazares como Sar-Shoor, Farsh e Reza. Entre as principais características desses bazares está o hall de entrada em forma de alpendre que, semelhante ao portal principal, orienta os pedestres em seu interior. Todos os arcos e varandas individuais levam à entrada principal do bazar. Usar abóbadas e arcos para cobrir grandes aberturas é outra característica visual dos bazares.

O vilarejo Kang, no subúrbio de Mash-had, também foi estudado por seu significado histórico e sua notável estrutura em escadaria, que segue a posição geográfica do vilarejo nas encostas das montanhas. A formação de varandas em cada casa nas encostas da montanha, encadeadas em camadas, contribuiu enormemente para a base do projeto de nosso jardim em camadas.

A vida cotidiana hoje envolve amplamente funções e atividades sociais das quais participamos diariamente. Para melhorar a vida social de um indivíduo e a colaboração com outros, uma das estruturas de design de cidade mais importantes trata de produzir espaços públicos acessíveis e adequados. Na ausência de tais espaços no Irã, foi decidido colocar os espaços públicos e sociais em um desafio e tentar conceituar uma opção possível ideal. A ideia principal do projeto é apresentar uma nova perspectiva sobre os espaços públicos urbanos, dos quais muitas cidades iranianas, como Mash-had, precisam desesperadamente.

A Localização

Tagh Behesht está localizado em Mash-had, Irã. O local do projeto tem grande potencial para se tornar um pólo urbano, dada a sua proximidade a um dos maiores parques públicos de Mash-had, que incentiva e convida visitantes de todas as idades. Ao mesmo tempo, sua geografia estratégica permite que se torne um grande atrativo para turistas e visitantes dos países vizinhos, uma vez que o Parque da Nação está entre os primeiros atrativos turísticos de Mash-had, atraindo muitos viajantes e turistas todos os anos.

A Configuração do Espaço

À luz da análise do local do projeto, o Mash-had possui apenas alguns espaços verdes, de acordo com a sua área. Como principais centros sociais, os bazares públicos da cidade e seus bairros comerciais estão concentrados no centro da cidade, longe dos espaços verdes. Portanto, foi decidido projetar um novo tipo de “Complexo Comercial” com uma visão mais séria para os espaços públicos de Mash-had.

A presença do Parque Mellat adjacente permitiu-nos abrir um caminho visual para o parque, a fim de criar melhores vistas e portas de entrada mais acessíveis para os visitantes. Essa abertura, chamada de parque em camadas, é inspirada na aldeia Kang perto de Mash-had, onde as camadas do piso térreo são conectadas às camadas superiores por meio de uma trilha para caminhada.

Uma das ideias principais no desenho futuro do projeto são as conexões com a cidade, usando passarelas de pedestres para criar passagens seguras e agradáveis. O princípio importante por trás do projeto de tais pontes é incorporar a natureza e os espaços verdes como plataformas situadas em diferentes áreas ao redor do projeto, resultando em uma experiência mais agradável e um efeito ambiental positivo líquido. Essas pontes, atuando como caminhos de pedestres, apresentam uma nova experiência de cidade para os visitantes, criando uma perspectiva diferente da cidade, longe do trânsito.

O jardim do meio plano, muito parecido com um entroncamento da cidade, é o cruzamento entre todas as pontes pedonais suspensas, que convida a cidade e, eventualmente, conecta os demais andares comerciais e bazares. Este jardim funciona como o principal eixo de ligação do projeto e é o passeio que permite a circulação entre o projeto e as pontes. Os pisos dos jardins públicos, tal como as pontes, ampliam as vistas disponíveis, melhorando a relação entre as unidades de negócio e os visitantes.

Um dos componentes mais interessantes deste projeto são os pátios suspensos, situados entre as zonas de escritórios e proporcionando um espaço verde a todos os pisos e unidades de negócio, bem como luz suficiente e direta para os espaços de escritórios. Nossa principal preocupação ao projetar tais espaços verdes foi garantir a distância adequada entre as unidades de negócios atuais para permitir uma paisagem bonita e aberta; uma preocupação de design que nunca foi considerada em nenhum dos projetos atuais de edifícios de escritórios do Irã. A tipologia geral e a forma deste vazio são tais que é uma continuação do jardim principal em camadas, sem fornecer acesso público direto.

O design exterior do edifício é inspirado em arcos, frequentemente encontrados nos bazares proeminentes de Mash-had, como Sar-Shoor Bazaar e Reza. A crosta de malha de tijolo, como uma segunda camada, bloqueia a luz desagradável de leste e oeste, enquanto ainda filtra um grau moderado de luz nas áreas de escritório.

A água sempre foi um símbolo de vida e serenidade e uma causa vital de habitação. A água é uma influência brilhante na produção de ar puro e brisas, especialmente em áreas secas e quentes, como a cidade de Mash-had. A construção de um pequeno lago nos andares inferiores do edifício não só permite o fluxo de ar fresco durante os verões quentes, mas também cria uma vista bonita e encantadora.

Sobre RVAD Architecture Studio

O RVAD Architecture Studio foi co-fundado em Teerã, Irã, em 2020, por dois jovens arquitetos iranianos, a Sra. Hannaneh Misaghi e o Sr. Hasan Dehghanpour. Os ideais de design do estúdio centram-se em alargar a relação entre arquitectura e humanidade, tendo em consideração a história e a cultura de forma a produzir designs adequados a cada local a serviço da sociedade e dos seus cidadãos. RVAD Studio tem como objetivo apresentar soluções arquitetônicas voltadas para as necessidades das gerações futuras e seu potencial em vista do benefício de cada projeto para apresentar uma nova perspectiva nas relações sociais. Os projetos do estúdio variam de casas unifamiliares a complexos residenciais, comerciais, de uso misto em larga escala e planejamento urbano.

Para mais informações, acesse rvad-studio.com/

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752