Quarta-Feira, 26 de Janeiro de 2022

Surgindo em meio à floresta


O Salão Cultural Chinês localizado a leste do Centro de Intercâmbio Cultural Sino-Italiano pode ser alcançado a partir do Pavilhão Sino-Italiano através do corredor cultural cercado por florestas de bambu.
Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Arch-Exist Photography.

No início do processo de design, o arquiteto esperava encontrar uma interseção das diferenças culturais chinesas e ocidentais: o conceito geral de layout do local foi tirado do “ruyi”, usado pela China para presentear enviados estrangeiros desde os tempos antigos como símbolo de relações amigáveis e paz entre os dois países.

Os pavilhões leste e oeste estão conectados por um corredor cultural, e é cercado por lagoas e florestas de bambu. O Salão Cultural Chinês e o Salão Cultural Chinês-Italiano usam praças italianas como seus protótipos espaciais. Através da criação de cenários, forma, significado e emoção, interpretam a filosofia cultural da harmonia entre o homem e a natureza no mundo oriental.

Cenário

O local original do local é uma floresta de bambu, com um lago no lado oeste. O ponto de partida é preservar a floresta de bambu o máximo possível, e integrar o edifício na floresta de bambu. As funções estão espalhadas por toda a floresta de bambu, e a parede do pátio separa os pátios internos e externos. Três pátios interiores são intercalados para que o espaço interno, o pátio e a floresta de bambu tendem a olhar um para o outro.

Um jardim paisagístico moderno de estilo chinês é organizado no pátio para criar uma paisagem interior única. Pisando na floresta de bambu, descendo, a sala de piano está escondida sob a floresta de bambu. O som do piano, o som do vento, o som oscilante das folhas de bambu, e a luz e a sombra dançando sob a floresta de bambu estão todos integrados. Fora da floresta de bambu, a sala de chá flutua acima do lago, cheia de luz solar, de repente iluminada. Olhando para o oeste, o Pavilhão Zhongyi é refletido no tranquilo lago de lírios d’água.

Forma

A forma arquitetônica adota uma estrutura de madeira tradicional para realizar uma tradução moderna e utiliza elementos geométricos circulares. A coluna contínua de arco em forma de cruz estende-se do interior ao exterior, e uma parede transparente de cortina de vidro elimina o limite, naturalmente desenhando o cenário ao ar livre para o interior.

A estrutura contínua contínua do corredor oco ao ar livre cria uma experiência variada e silenciosa de luz e sombra. O muro do pátio se estende do corredor cultural, passando pelas florestas de bambu, conectando as casas em série, assemelhando-se ao pincel à mão livre e relaxamento da caligrafia chinesa. O buraco da janela de vista oposta na parede do pátio tem a forma de uma gota d’água, simbólica da natureza.

Significado

O Salão Cultural Chinês é composto por casas, pátios, corredores e paisagens. “Cenário” é um elemento inseparável da arquitetura. Ela se origina do cenário, é derivada de cenários, se funde com cenário, e eventualmente se torna parte do cenário. Ele incorpora plenamente a sabedoria oriental do taoísmo, da natureza e da unidade do homem e da natureza.

Paixão

Através do respeito e uso da natureza, o Salão de Cultura Chinês integra elementos naturais, incluindo luz, vento, som e olfato. a fim de criar uma memória emocional que exala charme oriental. Ao mesmo tempo, é também a melhor apresentação de intercâmbios culturais sino-italianos.


Ficha Técnica

Empresa de Arquitetura: aoe

Cliente: Tianfu nvestment Group Co., LTD

Estado construído: Concluído

Período de design: 2021

Área de construção: 353,9 Metros Quadrados

Arquitetos principais: Wen Qun
Design Team: Ma Jianning, Fan Ruixue, Wang Ye, Chang Zhiyu, Pan Jichang, Li Xiangting, Interior: Zhu Dan, Du
Jing, Liu Jingyi, Xue Yawen, Engenheiro Estrutural: CSCEC AECOM CONSULTANTS CO., LTD

Créditos: Arch-Exist Photography

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Quarta-Feira, 26 de Janeiro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752