Localizado em Zhangzhou, Hoormem tem marca e espaço redesenhados para apresentar um ambiente curativo voltado ao corpo e baseado no princípio da suavidade. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Liu Xinghao.
CUN PANDA NANA é um escritório dedicado à tarefa de pesquisar estratégias e posicionamentos para marcas comerciais chinesas. Recentemente, ficou responsável por redesenhar o Hoormem Muscle Research Aesthetics Center, que buscava criar um lugar curativo em meio a fria e árida cidade de Zhangzhou. O resultado deste projeto foi um espaço de cuidado ao corpo marcado pela estética, suavidade, transparência e vitalidade.

O redesenho teve como um dos principais norteadores a “suavidade do corpo”, conceito introduzido pelo designer e arquiteto Horst Rittel como expressão estética que tem o poder de melhorar nossas vidas. A mencionada suavidade pode melhorar a flexibilidade do corpo, assumindo variadas posturas. Dessa forma, não significa fraqueza, mas uma força marcada pela organicidade e que acende o desejo por mudança. O escritório espera poder destacar o slogan “iluminar o momento para a pele” e criar um espaço terapêutico que ajude as pessoas a despertar a paz interior.

A fachada busca transmitir o melhor da suavidade. Com aspecto hermético e diferente dos demais centros comerciais, é caracterizada por uma cobertura de mármore texturizado branco leitoso com linhas arqueadas, que convida a pessoa a conhecer o espaço. Ao se aproximar da entrada, o foco do visitante é voltado para as curvas delicadas da abertura, que conduzem as pessoas para o espaço interno.



Inicialmente, o visitante é apresentado à recepção no piso térreo. Com baixa luminosidade, esse espaço cria uma atmosfera suave e acolhedora, sendo que abre caminho para áreas de exposição com produtos realçados com iluminação focada. O piso térreo é marcado por várias colunas de luz, que são programadas para mudar de temperatura ao longo do tempo. A peça central é a Ilha de Luz, uma peça de iluminação de grandes proporções que se estende verticalmente por dois andares, criando uma sequência entre os espaços. Sua luz amarelada permeia sua superfície de papel washi, o que somado às luzes de respiração em gradiente cria uma experiência visual suave e relaxante.

Na área lateral do saguão, os visitantes podem acessar a Instalação de Musgo. Esse lugar, com atmosfera vibrante como um oásis, propõe a aproximação da natureza. A aparência, o toque e a fragrância misteriosa do musgo constitui um experiência sensorial abrangente. Outras instalações similares a esta estão distribuídas pelo local, como o Espelho Etéreo, que dota um espelho com a beleza da água fluindo.




Ao subir para o segundo nível, o visitante tem acesso a um corredor que leva a diversos espaços. As aberturas possibilitam que os visitantes no corredor observem o primeiro andar por vários ângulos, experimentando uma sensação de intimidade com o espaço. Na sequência o visitante é guiado até várias salas de spa, equipadas com mobiliário para o tratamento e um sistema inteligente que permite a programação dos modos de acordo com as necessidades.

