Sábado, 02 de Julho de 2022

Studios 90

O Studios 90 é um edifício residencial simples e eficiente em termos energéticos que responde ao local e ao clima, ao mesmo tempo em que faz alusão às necessidades culturais e sociais de seus habitantes. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: RICKEN DESAI.

A composição de cuboides coloridos define este projeto residencial escultural. O briefing para esses edifícios em Kodla, Karnataka, na Índia, era criar apartamentos de estúdio, um albergue e uma casa de hóspedes para abrigar trabalhadores de uma nova fábrica de cimento, no perímetro de um projeto habitacional para um município residencial.

Devido ao clima quente da região, onde as temperaturas ultrapassam os 35°C durante 8 meses do ano, cada um dos quartos é escalonado angularmente no layout e orientado para o norte.

A proposta pede 18 apartamentos de estúdio, 54 quartos de albergue e 18 quartos de pousada a serem criados em edifícios de 4 e 5 níveis, todos voltados para grandes áreas paisagísticas e um grande playground a nordeste. Instalações comuns, incluindo uma cafeteria, uma sala de jogos, um lounge e uma academia estão alojadas no térreo. Salas que se abrem em varandas protegidas voltadas para o norte ocupam os andares superiores.

A cultura indiana é conhecida por seu uso vívido de cores em artesanato tradicional, festividades e roupas. A Índia é o único país que celebra anualmente holi, um festival de cores. Três das cores primárias mais vívidas – vermelho, azul e amarelo – destacam as varandas em balanço de cada cômodo, criando uma identidade e, simultaneamente, melhorando o visual escultural dos edifícios.

Economicamente construídos, com ênfase na ventilação natural e luz solar natural, os edifícios são muito eficientes em termos energéticos. Paredes de tijolos de cinzas volantes (fly ash bricks), reciclagem de água, captação de água da chuva, orientação norte e espaços ao ar livre abrigados reduzem o ganho de calor e tornam o projeto sustentável. A totalidade da energia elétrica necessária é aproveitada da energia residual da usina de cimento próxima.

Desenhos técnicos
Ficha técnica

Nome do cliente: SHREE CEMENT LTD

Escritório de Arquitetura: Sanjay Puri Architects

Custo: 3928500 USD

Área do lote: 53200 m²

Total construído: 10400 m²

Início do ano: 2020

Ano de conclusão do projeto: 2022

Arquiteto principal: Sanjay Puri

Equipe de Design: Prasenjit Debnath

Créditos da Foto: Ricken Desai

Consultores: MEP : Consultores de Sementes, Dubai

RCC: Consultores Vijaytech, Jaipur, Índia

Colaboradores: Principal Contratante: Shree Cement Ltd

Fabricador: Shree Cement Ltd

Construção: Estrutura RCC e enchimento de tijolos

Acabamentos: Plaster & Paint

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752