O Studios 90 é um edifício residencial simples e eficiente em termos energéticos que responde ao local e ao clima, ao mesmo tempo em que faz alusão às necessidades culturais e sociais de seus habitantes. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: RICKEN DESAI.


A composição de cuboides coloridos define este projeto residencial escultural. O briefing para esses edifícios em Kodla, Karnataka, na Índia, era criar apartamentos de estúdio, um albergue e uma casa de hóspedes para abrigar trabalhadores de uma nova fábrica de cimento, no perímetro de um projeto habitacional para um município residencial.
Devido ao clima quente da região, onde as temperaturas ultrapassam os 35°C durante 8 meses do ano, cada um dos quartos é escalonado angularmente no layout e orientado para o norte.
A proposta pede 18 apartamentos de estúdio, 54 quartos de albergue e 18 quartos de pousada a serem criados em edifícios de 4 e 5 níveis, todos voltados para grandes áreas paisagísticas e um grande playground a nordeste. Instalações comuns, incluindo uma cafeteria, uma sala de jogos, um lounge e uma academia estão alojadas no térreo. Salas que se abrem em varandas protegidas voltadas para o norte ocupam os andares superiores.



A cultura indiana é conhecida por seu uso vívido de cores em artesanato tradicional, festividades e roupas. A Índia é o único país que celebra anualmente holi, um festival de cores. Três das cores primárias mais vívidas – vermelho, azul e amarelo – destacam as varandas em balanço de cada cômodo, criando uma identidade e, simultaneamente, melhorando o visual escultural dos edifícios.



Economicamente construídos, com ênfase na ventilação natural e luz solar natural, os edifícios são muito eficientes em termos energéticos. Paredes de tijolos de cinzas volantes (fly ash bricks), reciclagem de água, captação de água da chuva, orientação norte e espaços ao ar livre abrigados reduzem o ganho de calor e tornam o projeto sustentável. A totalidade da energia elétrica necessária é aproveitada da energia residual da usina de cimento próxima.



Desenhos técnicos



Ficha técnica
Nome do cliente: SHREE CEMENT LTD
Escritório de Arquitetura: Sanjay Puri Architects
Custo: 3928500 USD
Área do lote: 53200 m²
Total construído: 10400 m²
Início do ano: 2020
Ano de conclusão do projeto: 2022
Arquiteto principal: Sanjay Puri
Equipe de Design: Prasenjit Debnath
Créditos da Foto: Ricken Desai
Consultores: MEP : Consultores de Sementes, Dubai
RCC: Consultores Vijaytech, Jaipur, Índia
Colaboradores: Principal Contratante: Shree Cement Ltd
Fabricador: Shree Cement Ltd
Construção: Estrutura RCC e enchimento de tijolos
Acabamentos: Plaster & Paint