Integração com o entorno e o uso da madeira laminada cruzada são os aspectos principais da nova sede desse centro comunitário. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Tom Rossiter
O projeto para as novas SOS Children’s Villages Illinois e Maestro Cares Community Center exemplifica uma unificação da missão de acolhimento infantil do SOS, com as “vilas” de famílias vizinhas da comunidade da Roosevelt Square. O proeminente local de esquina ao longo da ativa Blue Island Avenue, ao sul e oeste da área central de Chicago, saúda o engajamento com bairros residenciais adjacentes, ao mesmo tempo em que apresenta uma imagem positiva e convincente para o público.
SOS Children’s Villages Illinois’s Roosevelt Square Community Center é um novo escritório e centro comunitário feito em madeira laminada cruzada (CLT) de um andar com espaço de cozinha perto de sua propriedade Roosevelt Square Village.
Este centro é um espaço de 11.000 metros quadrados que atende as crianças e as famílias na Roosevelt Square Village e comunidades vizinhas. Os programas incluem apoio acadêmico, terapêutico, social e recreativo; espaços multiuso para os membros da comunidade se conectarem aos recursos públicos e se envolverem em treinamentos, atividades e eventos; e uma cozinha culinária exclusiva que proporciona educação alimentar e nutricional, bem como treinamento de habilidades de trabalho para a indústria da hospitalidade. Além das mais de cem crianças e famílias atendidas pelo SOS Illinois, mais de 5.000 pessoas dos bairros vizinhos são atendidas pelo centro.
O design da JGMA é uma manifestação física da natureza progressista da organização SOS Children’s Villages. No telhado, os painéis solares estão localizados para gerar eletricidade diretamente ao centro, reduzindo os custos de eletricidade e emissões de CO2. Dentro do painel de metal ondulado azul, o edifício terréo cria um diálogo que é fomentado entre um programa privado, escritórios administrativos e de aconselhamento, e programas mais abertos, coletivos e comunitários: computador de grupo, áreas de estudo, espaço para eventos comunitários e uma cozinha de aprendizagem.
SOS Children’s Villages Illinois é servido por transporte público, acesso de automóveis, bicicletas e pedestres. Através desses diversos modos de acesso ao novo local, as SOS Children’s Villages participam e aumentam a atividade do bairro existente.
As caminhadas em direção ao edifício através de uma praça pública e jardins comunitários também contribuem para a sensação de chegada, ao mesmo tempo em que estabelecem uma presença positiva nas ruas, circulação clara do local e encontro ao ar livre orientado para a comunidade. Em última análise, este novo centro facilita e incentiva a interação com a comunidade, ao mesmo tempo em que fornece instalações seguras e confortáveis para crianças, famílias e funcionários.
Desenhos Técnicos
Ficha Técnica
Nome oficial do projeto: S.O.S Children’s Village – Roosevelt Square
Localização: Chicago, Illinois, EUA
Cliente: S.O.S Children’s Village
Arquitetos/designers: JGMA
Diretor de Design do Projeto: Juan Moreno
Gerente de Projetos: Dan Spore
Colaboradores: Lendlease – Desenvolvimento
TGRWA – Engenheiro Estrutural
Knight Partners LLC – Engenheiro Civil
Cosentini Associados – Engenheiro mep
Grupo de Design de Site – Landscape Architecture
Setor de Projetos: Civic, Humanitarian
Orçamento: USD 5.66M
Data de conclusão do projeto: 2020
Fotógrafo 2020: Tom Rotisser