Content

Sofá sem segredos: dicas para acertar na escolha do estofado

Empresa com tradição na área lista as principais características para ter o móvel ideal

Sofá da Paschoal Ambrosio no projeto de Marcela Pepe | Foto: Evelyn Muller

O sofá, um dos protagonistas da casa, é praticamente o coração da sala de estar. Sinônimo de conforto, esse móvel contribui para o encontro da família. Por isso, é necessária muita atenção na seleção do melhor modelo. Para auxiliar nesta tarefa, a empresa Paschoal Ambrósio, com 72 anos de história no segmento, traz dicas valiosas sobre o tema.

Primeira etapa

Antes da compra, é preciso ter em mente qual o local destinado para o sofá e também a sua real finalidade. “Se for um móvel destinado ao home theater, o ideal é apostar em um encosto mais alto, com uma profundidade mínima de 1m, pois seu uso será mais descontraído. No caso da sala de estar, espaço para receber, recomendamos uma profundidade menor e uma boa altura de assento, mais fácil para se levantar. Além disso, vale usar uma espuma de maior densidade com o intuito de não afundar”, afirma Camila Ambrosio, sócia da terceira geração da empresa. Quem prefere a varanda ou as demais áreas externas (mesmo que cobertas), convém escolher estrutura e tecidos mais resistentes devido à exposição solar e às intempéries, evitando que os acabamentos enfraquecem ou desbotem. Uma das tendências são os chamados tecidos Acquablock, que são impermeáveis.

Tecidos

Aqui vale uma observação importante: Para quem têm crianças e animais domésticos em casa, a dica é usar lona de algodão ou tecidos sintéticos, que são duráveis e fáceis de limpar. Deve-se evitar seda, veludo e tecidos finos, que são mais delicados. Linho e tramas também não são recomendados devido a possíveis arranhões e rasgos. O tipo do ambiente, assim como o clima do local, também deve ser levado em consideração. Para a sala de estar ou o home theater, opte por um material de toque macio, que remeta ao aconchego. Ainda no estar, prefira tecidos mais nobres e imponentes a fim de conquistar sofisticação. Por fim, em locais de muito calor, a recomendação é recorrer ao linho ou algodão puros, materiais mais frescos. Para lugares frios, o veludo e a lã são boas pedidas.

Sofá de linho misto cinza e Sofá de couro verde, com a excelência da marca Paschoal Ambrosio / Fotos: Divulgação

Manutenção

Os cuidados já começam na hora da compra. “Uma boa escolha será determinante para o tempo de vida útil do móvel”, lembra Camila. É preciso prestar muita atenção no tipo de matéria-prima empregada, como madeira nobres, espumas e molas de alta qualidade. No caso dos tecidos, procure as opções com aplicação de teflon, mais resistentes e de fácil manutenção.

Sofá sob medida

Para quem busca uma peça personalizada e exclusiva também pode recorrer a um serviço especializado, que consiste na fabricação de um móvel sob medida. É o caso da Paschoal Ambrosio, um Ateliê de Alta Costura de Estofados, com expertise no tema desde 1947 e que já está em sua terceira geração. Características como medidas, formatos e revestimentos, que normalmente seguem padrões de mercado, podem ser encomendados ao gosto e necessidades do cliente, pois a empresa prioriza o cuidado em cada detalhe. “Um sofá de qualidade pode durar a vida inteira; e até mesmo, ultrapassar gerações, com seu valor sentimental. É como uma parte da família da gente. Essa é a filosofia da Paschoal Ambrosio, é para isso que trabalhamos”, completa Camila Ambrosio.

Categorias:Content

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.