Content

SindusCon-SP promove palestra sobre Internet das Coisas

Foto: Pedro Zuccolotto

O Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), por meio do seu programa de inovação, o iCON Hub, promoveu na última quarta (12) uma palestra sobre a Internet das Coisas na construção civil – ou, em inglês, Internet of Things (IoT).

Renata Maré, engenheira civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), começa abrindo a palestra contando um resumo da história da internet, indo desde o surgimento do conceito nos anos 60 durante a Guerra Fria, até o momento em que nasce o conceito de rede mundial e, hoje, com a chamada Internet das Coisas.

Maré realça a importância da tecnologia wireless para a IoT, principalmente a rede 5G, que ainda não está disponível no Brasil. “O conceito de cidades inteligentes vai demandar essa conectividade”, ressalta ela, começando a introduzir esse conceito na área da construção civil.

Em seguida, ela cita o Plano Nacional de IoT, que fornece diretrizes para quem deseja implementar soluções e contribuir para melhorar a qualidade dos cidadãos. “A transformação digital na construção civil se faz necessária até para tornar o país mais competitivo no cenário internacional”, ressalta. Maré afirma que a construção civil é uma área resistente à mudança, mas que, após os últimos períodos de crise, é necessário inovar, sendo a Indústria 4.0 uma grande aliada nesse processo.

Segundo ela, alguns casos de uso frequente da IoT são manutenção corretiva e preventiva, redução de atividades administrativas, observações em tempo real, gerenciamento da obra, controle mais efetivo das horas trabalhadas e segurança no trabalho.

Ela cita também a importância da utilização do BIM para modernizar o processo da construção civil e como isso pode ser integrado à IoT. “Isso pode trazer grandes benefícios, principalmente na maior etapa de vida da edificação, que é o de uso e manutenção”, salienta. Segundo ela, a indústria está mais avançada na aplicação da IoT e pode auxiliar no processo de modernização do setor da construção civil. “A Indústria 4.0 já é uma realidade no Brasil”, complementa.

Categorias:Content

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.