Terca-Feira, 28 de Setembro de 2021

Série apresenta os desafios da construção da Ponte Estaiada em São Paulo

Projeto envolveu um intenso processo de desenvolvimento com alta tecnologia para construção da ponte

Ponte Octávio Frias de Oliveira. Foto: Divulgação

O desafio da projeção e da construção da Ponte Octávio Frias de Oliveira, localizada na cidade de São Paulo, é o tema da segunda edição do Obras Icônicas. A série da plataforma Papo Construtivo da Votorantim Cimentos, mostra a participação da empresa em grandes obras de infraestrutura no Brasil.

A beleza da arquitetura da famosa Ponte Estaiada, inaugurada em 2008, condiz com a ousadia da sua inovação de trazer para o Brasil a primeira ponte estaiada curva, com mastro em X e com tabuleiros sobrepostos. Com mais de 138 metros de altura, a Ponte Octávio Frias de Oliveira é a única ponte no mundo formada por duas pistas estaiadas (suspensa por cabos) em curvas independentes de 60º.

Durante a execução da obra, que durou aproximadamente 3 anos, foram utilizados cerca de 58.700 mil m³ de concreto de diversos tipos: concreto armado, concreto protendido, concreto com gelo, concreto com alta resistência inicial e Concreto de Alto Desempenho (CAD) com 70 MPa e 37 GPa. O projeto envolveu diversos profissionais e um intenso processo de alta tecnologia, unindo a expertise e experiência da Votorantim Cimentos com as qualidades da construtora, do arquiteto e do projetista.

Quando comparada a uma ponte convencional, a estaiada fazia mais sentido por conta do tamanho do seu vão, de 150 metros. “Existe um campo-ótimo de utilização de cada tipo de solução. A ponte estaiada a partir de 150 metros de vão é a solução mais econômica”, garante o engenheiro Catão Francisco Ribeiro, diretor da Enescil e responsável pelo projeto de um dos cartões postais mais famosos da capital paulista. Hoje, ela continua sendo a solução mais econômica para projetos cujo vão é de até 1.200 metros, de acordo com o engenheiro.

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Terca-Feira, 28 de Setembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752