Encontro realizado no aeródromo debateu o planejamento na região noroeste de Goiânia, onde será lançado um novo bairro planejado

Planejamento urbano foi apontado como ferramenta para trazer qualidade de vida à população 
Foto: Mica Rodrigues 

O planejamento urbano como instrumento da qualidade de vida da população foi tema de do 1º Painel Bairros Planejados de Sucesso, realizado pela Tropical Urbanismo, no aeródromo de Goiânia, no último final de semana, para profissionais do setor imobiliário. O encontro marcou o anúncio oficial do lançamento de um  novo bairro planejado na região noroeste de Goiânia na última área disponível da divisa da capital com a vizinha Trindade. 

Arquitetos, empreendedores e representantes do setor público discutiram em quatro painéis a necessidade de se pensar no planejamento metropolitano para se promover o bem-estar dos mais de 2,5 milhões de habitantes da região metropolitana, especialmente no em Goiânia, Trindade e Goianira, que recebem 7 a cada 10 lotes lançados, segundo pesquisa do Sindicato da Habitação (Secovi) e Associação dos desenvolvedores Urbanos (ADU) do Estado. Os números foram apresentados durante o evento.

A experiência de Trindade foi destaque no seminário, uma vez que o município saiu na frente e se tornou o primeiro município do Estado a investir no planejamento do sistema viário para os próximos 50 anos. Durante o painel, o secretário de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária de Trindade,  Marden Gabriel Alves de Aguiar Júnior, destacou que a cidade assumiu seu protagonismo econômico e está se preparando para receber o aumento populacional acima da média nacional e o fluxo de turistas previsto para para crescer nos próximos anos. 

“Quando você planeja, é possível definir o adensamento populacional ideal para reduzir custos de implantação dos serviços, o que é importante para a administração pública”, salientou um dos benefícios o presidente do Secovi e arquiteto Ioav Blanch. “O planejamento cria condições para os moradores possam trabalhar, viver e morar na mesma região, favorecendo assim a mobilidade e a qualidade de vida ao longo do tempo”, destacou Antônio Carlos da Costa, diretor da Tropical Urbanismo, que apresentou o bairro planejado que está sendo desenvolvido em parceria com o Grupo Arquienge, alinhado à proposta de crescimento sustentável da região.

Goiânia terá novo bairro planejado na região noroeste 
Foto: Mica Rodrigues 

Serão 484 mil metros quadrados, cujo masterplan prevê 16 áreas de incorporação, divididos em quatro quadrantes, cada com áreas verdes e institucionais no meio. O bairro deve receber três mil unidades residenciais, voltadas à classe econômica, com valores compatíveis com o programa Minha Casa Minha Vida. O primeiro lançamento residencial está previsto para 2020, mas as áreas comerciais já estão sendo negociadas. 

A empresa traz a expertise de ter lançado outros bairros planejados, resgatando essa característica do início da ocupação urbana de Goiânia. O principal deles foi o Bairro Eldorado, cuja implantação iniciou nos anos 1990. Em uma área de 340.000 metros quadrados, ao lado Celina Parque, foram erguidos 21 residenciais, com 71 torres, onde foram recebidas 5200 famílias – cerca de 15600 moradores.  A região, que era um pasto, e cuja avenida principal encerrava em uma cerca, obteve uma valorização imobiliária real acima de 550%.  Ao final do workshop, os convidados sobrevoaram a o Eldorado e o futuro bairro planejado da região noroeste de Goiânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.