26 de março é o Dia do Construtor: contar com um profissional capacitado durante a obra, apto a entender e supervisionar o cumprimento de normas e dos projetos é a garantia de segurança da edificação. Texto e imagem: divulgação.

Não se discute a importância de uma edificação bem feita. Casas, edifícios, indústrias, estabelecimentos comerciais, escolas, estádios, hospitais, pavimentos, pontes e demais obras precisam oferecer durabilidade e segurança. O sucesso de uma construção se dá em diferentes etapas: projeto civil e arquitetônico corretos, produtos de marcas de qualidade e certificadas, instalações elétricas bem dimensionadas e profissionais capacitados que monitorem das configurações básicas do projeto à finalização da obra.

Na data em que se comemora o Dia do Construtor, 26 de março, a fábrica de materiais elétricos Tramontina destaca a importância de contar com este profissional para conduzir e supervisionar o canteiro de obra e, assim, atender aos critérios e determinações indicados no projeto.

É do construtor a responsabilidade pela assertividade das questões administrativas e operacionais da obra, cumprimento de prazos, atendimento de normas legais e pela utilização de produtos certificados, o que inclui materiais elétricos, que podem causar sérios problemas ao patrimônio e às pessoas.

A Tramontina ressalta que o construtor, tanto quanto o engenheiro ou eletricista, precisa ser habilitado para entender as reais necessidades da construção e seguir as indicações do projeto e da norma ABNT NBR 5410, que especifica como deve ser o sistema, para evitar problemas na edificação, entre elas, sobrecargas ou curtos-circuitos.

Também é papel do construtor acompanhar a instalação de todos os materiais elétricos e verificar se eles foram fabricados dentro das normas de segurança vigentes. O profissional cuidará para que os eletrodutos corrugados, pelos quais passam fios e cabos elétricos, as caixas de embutir, que são utilizadas para acomodar interruptores, tomadas e conexões de fiação na parede ou teto, bem como o quadro de distribuição, dispositivos residuais, disjuntores e montagem dos módulos que receberão os interruptores e as tomadas sejam instalados em conformidade com o projeto construtivo e arquitetônico, para garantir a segurança e durabilidade da instalação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.