São Paulo recebe a 2ª Conferência Nacional de Neurociência e Arquitetura

0
243

Evento reúne especialistas do Brasil e exterior para debater as tendências e a importância da humanização nos projetos para ambientes

No próximo dia 14/03 (sábado), a cidade de São Paulo recebe a 2ª Conferência Nacional de Neurociência e Arquitetura, o único evento da América Latina que reúne profissionais do Brasil e exterior, de diversas áreas, para debater as tendências mundiais de projetos para ambientes mais humanizados. A conferência será realizada no Espaço do Bosque, em São Paulo (Rua Werner Von Siemens, 111, Lapa de Baixo), das 8h às 20h. 

Durante todo o dia, além de palestras internacionais e nacionais com tradução simultânea, o espaço, que oferece contato direto com a natureza, serão realizadas experiências sensoriais e dinâmicas práticas, bem como a oportunidade de networking, painéis que vão trazer cases da Neurociência aplicada aos ambientes e food trucks com opções de gastronomia. Ao final, os participantes recebem certificado de participação. 

O evento é destino a profissionais, estudiosos e estudantes nas áreas da neurociência e arquitetura, design, engenharia, organização, decoradores, assim como pessoas que sejam interessadas pelo tema e que buscam se aperfeiçoar e desenvolver um olhar mais humano sobre os espaços. Dentre os mais de 15 convidados do evento estão especialistas em Neurociência, Psicologia, Arquitetura, Ambientes, Inovação e Tecnologia, são eles: 

  • Gabi Sartori: Certificada em Neuroscience and Architecture, Design and Urbanism (Newschool, EUA). Arquiteta e urbanista, graduada também em comunicação social, pós- graduanda em arquitetura comercial pelo Senac. Por muitos anos desenvolveu projetos cenográficos para televisão, atuando em telenovelas. Hoje está à frente do escritório Sartori Design em São Paulo, com foco em projetos corporativos e residenciais e fundadora do NEUROARQ Academy.
  • Priscilla Bencke: Certificada em Neuroscience and Architecture, Design and Urbanism (Newschool, EUA). Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho (Gepr. ArbeitsplatzExpertin/ Gepr. BüroEinrichterin), Consultora internacional de Qualidade em Escritórios (Quality Office Consultant), graduada em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Responsável pela QUALIDADE CORPORATIVA: Smart Workplaces e fundadora do NEUROARQ Academy.
  • Elizabeth Calabrese: Ela é diretora da Calabrese Architects, Inc., localizada em Burlington, Vermont, com projetos nacionais e internacionais de sua autoria. Elizabeth é professora líder no crescente campo do design biofílico e acredita que a ecologia e a biofilia pertencem à base e núcleo dos programas de design profissional. Como consultora, ela incentiva uma abordagem holística, integrada e de “ecossistema” quando incorporar biofilia em projetos, incluindo aqueles que procuram Living Building Certificações Challenge e WELL Building.
  • Karina Lozano: Está envolvida em arquitetura e bem-estar há 20 anos. Acredita no poder do lugar e do design para criar o resultado desejado nos aspectos das organizações e das relações humanas. Ela trabalha como consultora com seu próprio método para avaliar, projetar ou melhorar qualquer espaço construído, usando Neuroarquitetura, Psicologia Ambiental e Magnetismo. Sua prática é fortemente baseada em pesquisas. Com o objetivo de obter o melhor do conhecimento oriental e ocidental, ela é certificada em Neurociência para Arquitetura, Design e Urbanismo na Newschool EUA e é uma das poucas não-asiáticas certificadas em Design Bioenergético para Arquitetura com o falecido grão-mestre Yap Cheng Hai da Malasia.
  • Andréa de Paiva: Arquiteta e Urbanista, Master of Arts em Arquitetura pela Middlesex University (Londres) – neurociência aplicada à arquitetura, formada em Teatro, Personal Coaching pela The Coaching Academy de Londres e Design Thinking pelo Massachusetts Institute of Technology de Boston. Consultora, professora de Neuroarquitetura, Soft Skills e Design Thinking, cordenadora-adjunta e co-criadora do curso Neurobusiness na FGV-IDE. Professora do curso Neurociência para Ambientes e Criação na FAAP. Co-autora do livro Triuno: Neurobusiness e Qualidade de Vida
  • Guilherme Takeda: Arquiteto e Paisagista, com mais de 30 anos de experiência, possui a empresa Takeda Paisagismo e Urbanismo, e atende a projetos em todas as regiões do país e no mercado imobiliário, condomínios, loteamentos e mais recentemente no projeto urbanístico colaborativo de ruas, praças, bairros e cidades.
  • Carla Furtado: Facilitadora em Felicidade Interna Bruta formada pelo Schumacher College (Inglaterra) em parceria com o GNH Centre (Butão). Integra a 1ª turma, sendo uma das 2 brasileiras habilitadas. Practitioner em Psicologia Positiva, Membro da International Positive Psychology Association (IPPA). Mestranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, onde se dedica à validação nacional da Pesquisa de Felicidade utilizada pelo Instituto Feliciência. Professora Convidada dos Cursos de MBA da PUC/RS. Palestrante internacional, já atuou como speaker no Butão, no México, em Portugal, na Hungria e na Malásia. Comunicóloga especialista em Gestão de Negócios (Pós em Marketing Thames Valley University/Londres, Pós em Design Estratégico Instituto Europeo di Design/SP e MBA Universidade Católica/BSB.
  • Leonardo Faria: CEO Neurocirurgiões do Triângulo, empresa de Neurocirurgia com atuação na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Pós-graduando em Neurociências e Comportamento. Empreendedor digital, palestrante de temas relacionados às Neurociências, CEO do Meu Cérebro, referência em países de língua portuguesa quando o assunto é o cérebro humano. Vencedor do II Prêmio Triângulo de Jornalismo – Renata Neiva. Idealizador do 1º e maior evento inteiramente online sobre Cérebro/Neurociências já realizado no Brasil. Escritor de artigos científicos e autor de e-books sobre o cérebro humano.
  • Bia Rafaelli: Arquiteta graduada pela PUCRS com mais de dez anos de experiência. Foi assistente da líder do Design Biofílico Elizabeth Calabrese no workshop sobre o tema em Nova Iorque, na Conferência Cities Alive 2018. Bia Rafaelli orienta através de workshop, mentorias e projetos como a nossa saúde e o bem-estar estão intrinsecamente ligados à conexão com a natureza.
  • Marcelo Henrique Silva: Pesquisador Colaborador do Laboratório de Pesquisa Sujeito e Corpo (SuCor) do Instituto de Psicologia da USP, vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq: Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Psicossomática. Professor de Neurociências e Comportamento e Neurociências e Arte no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Sorocaba. Pós-Graduando em Neurociências pelo Hospital das Clínicas de São Paulo – EEP/HCFMUSP. Graduando em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu.
  • Cinara Soares: Psicóloga com especialização em teoria psicanalítica e neuropsicologia. Tem formação em biofeedback e neurofeedback por Itallis Com. e TLC Inc. Em mentoria para certificação pela Biofeedback Certification International Alliance (BCIA). Fundadora e atual presidente da Associação Brasileira de Biofeedback (ABBIO) e diretora do Instituto Neurofeedback, em Porto Alegre (RS)
  • Alessandra Araújo: Fundadora da bio-inspirations. Designer de inovação inspirada na natureza. Facilitadora de processos criativos com Biomimicry Thinking para diversas escolas como: Echos Laboratório de Inovação, Escola de Botânica, AA Amazon Visiting School e Schumacher College – UK e consultoria empresarial para inovação e criatividade através da biomimética e processos de co-criação.
  • Ligia Zotini: Pesquisadora Management e Pensadora de Futuros, fundadora do Voicers, Colunista da Você S/A, TEDx Speaker, possui uma carreira de 15 anos na Indústria de Tecnologia e 20 anos na Educação é Mestre em Global Talent pela PUC/SP com extensão na universidade de Wuhan – China. Ama ativar pontes para Futuros Desajáveis.
  • Victor Matsudo: Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (SP); Especialista em Ortopedia e Traumatologia da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); Especializado em Medicina Esportiva pela USP; é Livre-Docente em Medicina pela Universidade Gama Filho. Atualmente é Diretor Científico do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul; Coordenador Geral do Programa Agita São Paulo – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Vice-Presidente do ICSSPE – International Council of Sport Science and Physical Education; Coordenador Geral do Agita Mundo Network; Membro da Comissão de Nutrição Esportiva do Comitê Olimpico Internacional; Membro do International Council for Physical Activity and Fitness Research; Coordenador da Rede de Atividade Física das Américas. Tem experiência na área de Ciências do Esporte, com ênfase em Educação Física e Medicina Esportiva. Ganhador de diversos Prêmios Internacionais.
  • Natalia Pontes: Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento Educacional na PlayKids. Mestranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP, especialista em Gestão de Negócios e Inteligência de Mercado pela FIA/USP, psicopedagoga e escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo.- Cassiano Zeferino: Pesquisador-convidado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, atualmente executando o projeto Inova Ita – Inovação na Educação em Engenharia, sob o convênio CAPES/ITA. No ITA foi responsável pela criação das Salas Inteligentes e a concepção do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica. Foi fundador da Laborciencia editora e do Instituto para a Formação Continuada em Educação, na cidade de São Paulo/SP. No Terceiro Setor fundou em 1997, também na cidade de São Paulo/SP, o Instituto Galileo Galilei para a Educação sendo seu atual presidente. Realizou projetos especiais para o MEC/MCTIC e para o Governo do Estado de São Paulo, Instituto Itaú-Unibanco, incluindo a concepção da Digital Education, 2012, dentre outros. Criação das chamadas Salas Inteligentes. É autor da obra ‘Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência’ (modelo teórico-tecnológico). Chairman do Instituto para a Formação Continuada em Educação (4educa).
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments