Confundindo os limites entre o interior e o exterior, as fronteiras tradicionais entre a natureza e a cidade e diminuindo a distância entre a tecnologia e a vida. Texto: v2com, traduzido por: Louise Trevisan. Fotos por: Shining Laboratory.
Sanya Farm Lab é um espaço de exposição de 4.000 m² e 4 andares, localizado no distrito de Nanfan High Tech de Sanya, a cidade mais ao sul da ilha tropical de Hainan, na China. O foco do projeto é combinar as características climáticas de Sanya, integrar os elementos agrícolas científicos e tecnológicos regionais e criar um complexo de pesquisa multifuncional e um espaço de exibição comercial.
Marco do Distrito
O distrito de Nanfan de Sanya está se transformando em um centro de pesquisa científica da agricultura tropical. Com o governo local investindo em pesquisas sobre mudanças ambientais, escassez de terra / água e questões de produção de alimentos, bem como na crescente demanda da classe média chinesa pelo desejo de retornar ao campo natural e ao turismo rural.
A conclusão do Nanshan Farm Lab é baseada na exibição de agricultura orgânica moderna e na atualização e evolução dos estilos de vida. Ele confunde as fronteiras tradicionais entre a natureza e a cidade e diminui a distância entre a tecnologia e a vida.
Não é apenas um centro de exposições
O Farm Lab integra e cobre exposições de alta tecnologia, como robótica agrícola, agricultura vertical interna, etc. Traz uma experiência totalmente nova do “farm-to-table”. O desejo do design é apresentar as tecnologias avançadas diante do público em tempo real, destacando os avanços que os técnicos agrícolas fizeram no território de estilo de vida e educação. Seu ponto principal é confundir os limites entre o interior e o exterior, maximizando a comunicação e as interações dos visitantes dentro e fora do edifício arquitetônico.
Plataformas, escadas e sombra
A estrutura da arquitetura foi desenvolvida em três etapas: primeiro, o espaço público externo construído. O balanço no segundo andar criou um abrigo de chuva para o primeiro andar e uma plataforma pública relaxante para refeições ao ar livre e brincadeiras infantis para o terceiro andar.
Em segundo lugar, os espaços públicos ao ar livre foram unidos por meio da circulação. Uma escada em espiral e uma escada enorme do teatro multifuncional conectam o interior e o exterior, fazendo com que o fluxo fosse mais frequente para fora e conseguindo a conexão completa.
Terceiro, aumentou o nível de conforto do espaço ao ar livre. A estrutura de grade do telhado de 800 mm de profundidade reduziu a absorção de luz solar em 70%. Fornece abrigo para a plataforma externa e, ao mesmo tempo, garante a ventilação natural e a vista panorâmica. A estrutura em grade é inspirada na casa tradicional de Hainan Li, trazendo uma performance moderna do contexto arquitetônico de longa data.
Ficha Técnica
Nome do projeto: Sanya Farm Lab
Tipo: exposição, varejo
Cliente: Jinmao Sanya Nanfan Rongmao Real Estate Co., Ltd. Localização: Sanya, Ilha de Hainan, China
Área de construção: 6.900 m²
Status: Conclusão em 2021
Projeto de Arquitetura: CLOU architects
Conceito de Design de Interiores: CLOU architects
Equipe de design: Jan Clostermann, Lin Li, Na Zhao, Sebastian Loaiza, Julien Douillet, Yaxi Wang, Tianshu Liu, Tiago Tavares, Principia Wardhani, Javier Peláez, Yiqiao Zhao
Desenhos de construção / MEP / Estrutura: Urban Architecture Design Co., Ltd
Consultor de fachada: China Building Technique Group Co., Ltd.
Desenhos de construção de design de interiores: design G-Aart Consultor de iluminação: Fuzhou Bovs Lighting Design Co., Ltd.
Fotografia: Shining Laboratory
Confira mais imagens: