Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023

Roca móveis apresenta ganhadores do 10º jumpthegap

Na 10º edição, o evento continua estimulando o desejo de projeto de novos designers ao redor do mundo.

Texto e imagens: Divulgação

Em sua 10ª edição, o concurso jumpthegap®, apresentado pela Roca Móveis, propôs um novo olhar para o futuro inspirado nos desafios transversais estabelecidos pela Agenda das Nações Unidas 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nas áreas de cuidados da saúde e higiene, preservação do planeta, respeito à diversidade e acesso igualitário aos avanços tecnológicos.

Foto: Divulgação

 Os participantes apresentaram projetos tecnologicamente viáveis, com o valor agregado da inovação e que mostram diversidade, sustentabilidade, atemporalidade e adaptabilidade. Com o objetivo de abranger todos os aspectos da sustentabilidade relacionados ao espaço do banheiro, o concurso foi dividido em quatro categorias: Bem-estar e Saúde, Design [Não]neutro, Água e Energia, e Crise e Emergência.

Em cada categoria, foram entregues três prêmios, além de um prêmio final “Melhor dos Melhores” para o melhor projeto. No total, foram €17.000 em prêmios em dinheiro. Conheça um pouco mais sobre os projetos ganhadores em cada uma das categorias:

Categoria Bem-estar e Saúde:

O primeiro lugar ficou para “P-Kit”, de Andre Judiel Parabas (Filipinas, estudante de Design da Universidade das Filipinas – Diliman), um kit de exame de urina biodegradável de baixo custo para uso no próprio espaço do banheiro. Pode detectar sintomas de doenças como diabetes, infecções urinárias, infecções do trato urinário, HIV, malária ou pneumonia;

Já o segundo prêmio foi para “Faucepy”, de Valentina Masarella (Argentina, Universidade de Buenos Aires), uma torneira que integra aromaterapia e terapia de luz para banheiros públicos e domésticos;

O terceiro lugar ficou para “Squat – The Fitness Machine”, de Suman Swarup Prusty (Índia, Suman Swarup), consiste em uma solução que aumenta as vantagens dos banheiros de agachamento com um acabamento de máximo conforto e higiene que faz parecer uma máquina de fitness.

Imagem do projeto P-Kit, de Andre Judiel Parabas
Foto: Divulgação

Categoria Design [Não]neutro:

O primeiro prêmio é de “Ikigai”, de Laia Millan Català (Espanha, Universidade Elisava em Barcelona), um espelho inteligente destinado a ajudar pessoas com declínio da capacidade cognitiva precoce (demência). Utilizando a tecnologia de reconhecimento facial, sugere uma série de rotinas diárias ao usuário que contribui para retardar e minimizar os efeitos dessa patologia.

No segundo lugar, temos “Mictórios para Deficientes Visuais”, de Hitesh Kumar (Índia, Instituto Nacional de Design), uma solução abrangente para adaptar banheiros públicos às necessidades dos deficientes visuais.

E, no terceiro prêmio, “Mist brush”, de Lukasz Paszkowski (Polônia, Lukasz Paszkowski Design), uma escova úmida com nebulizador e difusor de aroma para a higiene pessoal de idosos e/ou pessoas com deficiência. 

Imagem do projeto “Ikigai”, de Laia Millan Català
Foto: Divulgação

Categoria Água e Energia:

O primeiro lugar ficou para “Água essencial (sistema duplo)”, de Jimmy Apollo (Itália), um projeto que reduz o consumo de água utilizada para a lavagem de roupas, com base no uso do excesso de umidade das peças e do ambiente da lavanderia, bem como a reciclagem da água residual utilizada no processo.

No segundo prêmio, temos “Design inteligente de lavatório com sinalização de nível de consumo de água”, por Kamila Pawlak (Polônia, Szczecin Art Academy), projeto de um lavatório para reduzir o consumo de água por meio de sinalização retro iluminada.

Por último, o terceiro lugar é de  “Kick” de Anil Choudhary (Índia, ARCHDUX), uma coluna de higiene pessoal móvel com a opção de integrar um sistema de tratamento e reciclagem de água residual.

Imagem do projeto “Água essencial (sistema duplo)”, de Jimmy Apollo
Foto: Divulgação

Categoria Crise e Emergência:

O primeiro prêmio foi para “Redesign disaster”, de Filip Zielinski (Polônia, Universidade de Tecnologia de Delft), um módulo habitacional para comunidades africanas com dificuldades de acesso à água, que integra um telhado com sistema de purificação de água condensada e oriunda da chuva usando energia produzida por painéis solares.

No segundo lugar, ficou “Rapibath”, de Caetano Nascimento Portal (Argentina, UNA – Universidad Nacional de las Artes), banheiro modular fácil de instalar e manter para uma resposta imediata às necessidades de higiene e saneamento em situações de emergência (campos de refugiados, desastres naturais, etc.).

E, o terceiro prêmio foi para  “ELAWASH (Lavagem de mãos na Etiópia Rural)”, de Rafal Zajkowski (Reino Unido), uma estação de lavagem das mãos projetada para a Etiópia rural, empregando materiais locais (madeira, bambu e aço) e operada mecanicamente para promover a higiene diária.  

Imagem do projeto “Redesign disaster”, de Filip Zielinski
Foto: Divulgação

Todos os projetos apresentados foram avaliados por um júri composto por profissionais renomados e liderados pelo arquiteto japonês e vencedor do Prêmio Pritzker de 2014 Shigeru Ban (Presidente do Júri). 

 Foto: Divulgação

Sobre o jumpthegap®

O jumpthegap® é um concurso internacional de design promovido pela Roca desde 2004. É realizado a cada dois anos em colaboração com o BcD Barcelona Design Centre e seu principal objetivo é oferecer uma plataforma onde profissionais e estudantes de arquitetura e design do mundo todo possam desenvolver e mostrar o seu talento, elaborando soluções criativas para o espaço do banheiro. Desde a criação do jumpthegap®, mais de 28.600 profissionais, de 150 países, participaram do concurso. Nesta 10ª edição, a Roca registrou um total de 2.165 participantes, de 102 países, somando um total de 377 projetos.

Saiba mais sobre a premiação em: jumpthegap.net

Sobre a Roca 

Fundada em 1917, A Roca é uma empresa dedicada ao design, produção e comercialização de produtos para banheiros para arquitetura, construção e design de interiores. A empresa combina tradição e conhecimento com sua paixão pela inovação e respeito ao meio ambiente, com o objetivo de atender as necessidades das pessoas e contribuir para a melhoria do bem-estar da sociedade.

Conheca mais em: br.roca.com

Sobre o Barcelona Design Centre (BcD)

O Barcelona Design Centre (BcD) é uma organização comprometida com a inovação, o talento criativo e a promoção do design de Barcelona no mundo todo, e é o parceiro estratégico no design para criar valor em conjunto com empresas, empreendedores, profissionais e organizações. O centro entende o design como um fator transformador para a competitividade, sustentabilidade e um impacto positivo na sociedade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) das Nações Unidas. 

Visite o site e conheça mais a organização em: www.bcd.es

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752