Roca anuncia os ganhadores da edição especial do concurso de design mundial jumpthegap®

0
230

Após abrir as inscrições para a edição especial edição especial da competição internacional de design jumpthegap®, a Roca anuncia os cinco projetos finalistas que enviaram seus projetos com propostas focadas em novos produtos ou serviços relacionados ao saneamento, bem-estar e higiene concebidos para um olhar que atenderá às necessidades durante e após a pandemia do Covid-19.

A partir da primeira competição realizada em 2004 e ao longo de oito edições, o jumpthegap® convoca o trabalho de jovens arquitetos e designers através do reconhecimento de projetos inovadores no âmbito do espaço para banheiros. Nesta ocasião, tendo em vista a situação causada pela expansão do Coronavírus, o convite da Roca, que promove o concurso em parceria com o Barcelona Design Center (BCD), fundação espanhola, sem fins lucrativos, focada em promover o design como fator de inovação para as empresas e a vida das pessoas, foi estimular o desenvolvimento de ideias que contribuam para prevenir a propagação do vírus, melhorem as condições e disseminem a importância da higiene pessoal em quaisquer circunstâncias.

Os cinco projetos selecionados nesta edição especial do jumpthegap® foram:

  • Bubble Bump (Alina Pshenichnikova, Rússia): dispositivo que libera automaticamente desinfetante líquido em forma de bolhas de sabão para garantir que as crianças mantenham as mãos limpas e livres de qualquer risco de contágio;
  • ​E-Tapis (Hao Wang e Hanyuan Hu, China): limpador de sola de sapato inteligente por meio do uso desinfetante líquido e luz UV;
  • ​Lux (Juan Restrepo, Países Baixos): sistema inteligente de desinfecção para espaços públicos de banheiro por meio de luz UV;
  • ​OM (Rafael Vinader, Espanha): totem sanitário com dispensador automático de gel desinfetante hidroalcóolico e termômetro infravermelho;
  • UVClean (Lidia Grifts, Itália e Ekaterina Epifanova, Rússia): torneira equipada com uma cabine UV-light para desinfetar objetos como celulares enquanto o usuário lava as mãos..

Balanço edição especial jumpthegap®

O júri do concurso, composto por renomados profissionais das áreas de arquitetura e design, destacou o esforço de todos os participantes para integrar funcionalidade e design, com projetos viáveis (e não apenas conceituais), voltados principalmente para espaços públicos. A qualidade dos projetos submetidos é ainda mais valiosa se levarmos em conta a redução do tempo de submissão para apenas 15 dias. Ao todo, 297 projetos de 1.567 participantes e de 94 países foram submetidos esse ano. O Brasil participou com 39 inscrições, marcando uma forte participação de profissionais localizados em São Paulo.

O júri desta edição especial do jumpthegap® foi composto por Carl Hensman, chefe do Programa deÁgua, Saneamento e Higiene da Fundação Bill & Melinda Gates (EUA); Deborah Seward, diretora para a Europa do Centro de Informações das Nações Unidas (Bélgica); Luciano Kruk, fundador da Luciano Kruk Arquitectos (Argentina); Odile Hainaut e Claire Pijoulat, co-fundadoras da WantedDesign (EUA); Isabel Roig, diretora executiva do BCD – Barcelona Design Center (Espanha); Xavier Torras, Gerente de Comunicação e Marca da Roca (Espanha); Jordi Corral, Gerente de Projetos de Inovação Global da Roca (Espanha); e Ernest Hernandez, Gerente de Design da Roca (Espanha).).

Em todas as edições realizadas até agora (oito padrão e um COVID19especial), o jumpthegap® teve mais de 26 mil participantes de 150 países e se consolidou como uma plataforma onde estudantes e profissionais internacionais de design e arquitetura podem mostrar seu talento fornecendo soluções inovadoras.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.