Com proposta de um design participativo, a cidade de Rochester, em NY, ganha um marco importante. Texto: divulgação | Fotos: Savannah Lauren

Ripple é uma instalação pública permanente criada por The Urban Conga em Rochester, NY. Ela foi projetada com a comunidade por meio de uma série de workshops de design participativo para servir como um marco em constante mudança que responde às pessoas, à paisagem e às interações entre eles.

A intervenção foi projetada pela comunidade para atuar como um catalisador quebrando as barreiras sociais e conectando as pessoas dentro da esfera pública por meio de momentos de jogo aberto. Seu gesto lúdico torna-se um momento envolvente que faz com que as pessoas parem e interajam não só com o trabalho, mas também entre si. A intervenção se torna menos sobre o trabalho em si e mais sobre as relações, conversas e conexões que ela pode desencadear no espaço. Ela mostra o valor da brincadeira em espaços do dia a dia e seu impacto na criação de cidades mais sociais, mais saudáveis, mais seguras e inclusivas.

O Ripple faz parte de um ecossistema de intervenções jogáveis ​​que está sendo implementado pela cidade de Rochester, The Strong Museum of Play , KaBOOM e Common Ground Health que conecta o rio Genesee ao centro da cidade de Rochester, NY. O design do Ripple foi inspirado no movimento do Rio Genesee, marco e parte integrante da história da cidade. Assim como o rio, o Ripple tem um movimento fluido que permite a interação passiva com a peça ao caminhar na via de pedestres do Parque Martin Luther King Jr.

Sua forma única cria oportunidades para que uma variedade de interações sociais aconteçam dentro do espaço. A iridescência da peça imita os efeitos da ondulação da água e, conforme você caminha pela peça, os reflexos e refrações do ambiente circundante fazem com que ela pareça viva e em movimento. A peça se adapta às mudanças das estações e ao contexto envolvente, criando novas experiências e memórias cada vez que alguém passa.

A Ripple é formada por 1200 unidades de um filme dicróico com propriedades reflexivas. Com essa característica do material, as pessoas podem usufruir da beleza e do jogo de cores causados pela luz e cores do ambiente.

Esse efeito foi criado por meio de cada unidade contendo um filme dicróico reflexivo que muda de cor com base no ângulo que a luz atinge sua superfície e na manipulação do reflexo pelo usuário. A peça contém 1200 dessas unidades, que foram influenciadas pela forma e agrupamento do lilás, flor bem conhecida de Rochester. Cada uma dessas unidades atua como um pixel que os indivíduos podem girar para se tornar um quadro de mensagens para a cidade. Torna-se uma plataforma de jogo aberta e atemporal para a comunidade colocar sua própria identidade individual no projeto e no espaço.

Ficha técnica

  • Clientes: Common Ground Health e City of Rochester;
  • Ano: 2021;
  • Local: Rochester, NY – EUA;
  • Tamanho do projeto: 40 ‘C x 6’ L x 7 ‘H;
  • Design e Fabricação: The Urban Conga;

Serviço

Para mais informações sobre o projeto acesse www.theurbanconga.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.