Conquistando cada vez mais espaço na marcenaria e decoração contemporânea, o ripado tornou-se um dos elementos queridinhos de arquitetos e designers de interiores por todo o mundo. Como poucos elementos do décor são tão curingas como a madeira, o estilo tem ganhado cada vez mais destaque, marcando esse novo momento da decoração com muito estilo e sofisticação. 

Devido a sua versatilidade, o ripado pode ser integrado aos projetos em diversos estilos e formatos, que vão desde um painel mais discreto até produções mais elaboradas no mobiliário solto ou no teto. Sua produção também exige alguns cuidados que farão toda a diferença no resultado final. Juan Pedro Curuchet, sócio-proprietário da Temppo Móveis, lembra que o processo de produção do ripado não pode ser feito 100% de forma industrial, “o maior cuidado está na finalização do acabamento, tanto no encaixe das ripas, como na laminação final, devem ser feitas de forma artesanal”, revela.

Quer saber mais sobre esse estilo? Selecionamos dez inspirações para sua casa. Confira: 

A escolha da arquiteta Bruna Souza, do escritório BE Studio, para esse quarto de casal foi o painel ripado atrás da cabeceira da cama – o que proporciona mais personalidade ao ambiente. Graças ao destaque do modelo ripado, foi possível combinar um elemento tradicional com a estética contemporânea.

Neste projeto, assinado pela arquiteta Gabriela Casagrande, o escritório ganha movimento e originalidade com a composição do ripado no teto, que recebe os MDFs Chenin Blanc e Argel, criando um elemento diferenciado do décor do escritório. O material preto funciona como pano de fundo para evidenciar o mais claro, que conversa com os tons dos veios presentes no mobiliário.

Desenvolver biombos vazados na decoração do quarto é uma ótima solução para integrar o closet ao ambiente – definindo a setorização dos espaços, o estilo ripado é perfeito para executar essa necessidade. A arquiteta Andrea Benthien optou em colocar o biombo atrás da cabeceira da cama, o que resultou em um décor contemporâneo e de personalidade marcante. 

O painel ripado garante o aconchego nas áreas molhadas, com o padrão Savana, da Guararapes, A profissional Claudia Albertini, ousou em trazer a marcenaria para dentro do banheiro. Em composição com as pedras naturais, o material torna o espaço perfeito para um momento de autocuidado e relaxamento.  

Esse loft moderno tem como principal destaque o pé direito duplo revestido pelo painel ripado da Formighieri Pisos e Móveis. Projeto assinado pelo arquiteto Giuliano Marcciorato, a paleta de cores é, basicamente, preto e branco. A madeira foi uma forma de aquecer o espaço, em contraste com as cores escolhidas. 

Além dos painéis de madeira que revestem toda suíte máster, a arquiteta Daniela Barranco optou em instalar um biombo ripado suspenso, dividindo o quarto do espaço de home office. A escolha ousada mantém a setorização dos espaços, mas com a suspensão deixa o ambiente mais integrado e harmonioso. 

Com o poder de agregar conforto aos espaços devido a suas características térmicas e visuais, a madeira foi o material escolhido pela arquiteta Alessandra Gandolfi para o projeto deste apartamento. O detalhe ripado funciona como elemento de ligação entre os cômodos. 

Com o mix perfeito de cores, texturas e materiais, a arquiteta Michele Krauspenhar mostra porque esse recurso vem ganhando cada vez mais espaço. Afinal, além da questão estética, os painéis trazem unidade e praticidade aos mais diversos ambientes, tornando-os mais organizados e integrados. Destaque também vai para as ripas em madeira no teto da residência. 

O detalhe ripado agrega personalidade de forma mais suave a esta suíte, que leva a assinatura da arquiteta Ana Cristina Avila. O painel, protagonista do ambiente, traz um tom rosado que compõe com o dourado, bronze e branco, criando uma atmosfera de aconchego e feminilidade. 

Mobiliário

Vale lembrar que o ripado não esta presente somente em painéis, biombos e elementos estruturais. Esse conceito pode ser encontrado em peças de mobiliário que trazem essa estética na composição de suas formas. 

Um exemplo disso é a linha Brise, assinada pelo designer Daniel Kroth, disponível na Masotti Curitiba, que conta com um mobiliário de elementos ripados presente em todas suas. No caso da Poltrona Brise, esses elementos são encontrados no encosto da peça. Proporcionando um aconchego maior nessa época de temperaturas amenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.