Sábado, 02 de Julho de 2022

Um retro futurismo sutil

Passado e futuro, galeria e loja, são aspectos que se misturam neste projeto desenvolvido em Nova York. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Eric Petschek.

Kanuk, é um fabricante canadense de casacos de inverno artesanais desde 1970, abriu sua primeira boutique internacional em um edifício histórico de 6 andares na Greene Street, no coração de SoHo. Com a adição desta loja nova-iorquina, projetada pelo estúdio de arquitetura de Montreal Atelier Barda, a marca com sede em Quebec continua a exportar seu legado para mercados internacionais, onde este novo ponto de venda projetado é a chave para espalhar a cultura única da marca.

O design consiste em três espaços distintos, incluindo uma recepção, um showroom de produtos e uma área de provadores. Ao abordar o projeto em sua totalidade, o Atelier Barda se esforçou para capturar o caráter não convencional e visionário da marca através de experiências sensoriais que são destacadas por acenos sutis a referências utópicas e idealistas da história de Kanuk, incluindo elementos de design emblemáticos dos anos 1960 e Montreal dos anos 1970.

Um cenário em tipo galeria

Ao entrar na loja, o salão aberto, com seu teto de 14 pés, imediatamente desvia a atenção das convenções de um espaço de varejo clássico. Desfocando as fronteiras entre varejo e galeria, os recursos de design minimalista do salão mudam imediatamente o foco para o ambiente. Uma mesa monolítica é um dos únicos móveis da sala, encarnando uma espécie de “altar” ritualístico, construído a partir de uma resina semi-translúcida.

“O altar acomoda um ritual de longa data da marca, onde casacos de comprimento longo são dispostos e dobrados na frente do cliente de acordo com o ethos Kanuk”, explicam os arquitetos. “Uma pequena tela embutida foi integrada à superfície do altar, bem como uma tigela de gorjetas rasa usinada como um aceno sutil à tradição do varejo.”

Misturando referências históricas com elementos que abraçam o cenário da loja em Nova York, o Atelier Barda projetou o espaço com um ambiente semelhante a uma galeria. Ao lado da recepção, um print e uma tela de vídeo enfeita as paredes e exibe as campanhas publicitárias de Kanuk com textos montados na parede ao lado deles, descrevendo a marca em francês e inglês, no espírito da cultura bilíngue de Montreal.

O carpete de cor clara ajuda a reduzir o espaço a uma escala humana, com toques retrô de cinza e marrom que sutilmente contrastam com o visual e a sensação contemporâneos do espaço. A iluminação direcional se concentra exclusivamente nas superfícies horizontais do espaço, criando uma atmosfera mais escura nas superfícies verticais circundantes.

Transições experienciais

Passando da recepção para o showroom de produtos, o último espaço é acessado através de um portal de 7 pés de altura, proporcionando uma sensação de compressão em contraste com os tetos de 14 pés dos espaços de cada lado. Através da incorporação de formas geométricas básicas, o Atelier Barda foi capaz de inspirar interpretações do passado e do futuro.

“A ideia era infundir elementos arquitetônicos arcaicos muito sutis em um cenário contemporâneo, tornando um ambiente retrofuturista para o espaço”, observam os arquitetos. “É através dessa lente que projetamos a transição da recepção para o showroom de produtos para ser um momento físico e sensorial.”

Ao fazer a transição pelo portal, os sons ressoando da sala de recepção de repente desaparecem à medida que você entra em um espaço muito mais silencioso, mais brilhante e uniformemente iluminado, inspirado no movimento de arte Luz e Espaço dos anos 60. A iluminação foi a chave para dar vida às atmosferas distintas dos diversos espaços, e o Atelier Barda alcançou esse objetivo em colaboração com Derek Porter Studio e James Clotfelter Lighting Design.

A iluminação oculta brilha para cima e reflete fora do teto branco abobadado do showroom, retornando luz difusa abundante por todo o espaço aparentemente infinito e sem sombras. Esse brilho e infinito invocam uma sensação de white-outs de inverno e ausência de peso que borra os limites físicos do espaço, redirecionando o olho para o nível do solo e seus produtos aparentemente flutuantes e detalhes finos.

Espaço de Saída à esquerda

Na parte de trás do showroom, outro portal de transição de 7 pés de altura se conecta aos provadores da loja, com uma área de espera no lado do showroom denotada por sua curvatura. Uma cortina azul separa o vasto showroom do ambiente mais ambíguo que está por trás dele, e ressoa como um aceno sutil ao teatro e um estado de suspensão em antecipação da cortina subindo.

Além da cortina, um corredor curvo está por trás de elementos do projeto original do edifício, que o Atelier Barda complementou com infusões contemporâneas para criar um espaço muito teatral e dramático sem um final claramente definido à vista. A iluminação direcional adiciona contrastes às paredes do corredor, enquanto cortinas azuis escondem a colocação das salas de montagem.

Desenho Técnico

Ficha Técnica

ClienteKanuk

ArquitetoAtelier Barda (Antonio Di Bacco, Kevin Botchar, Thomas Guilhen, Cécile Combelle)

MóveisForaine (Antonio Di Bacco, Jérôme Laurendeau)

Arquiteto de RegistroArquitetura de Paleta (Peter Miller)

Designer deiluminação : James Clotfelter Lighting Design & Derek Porter Studio (James Clofelter, Derek Porter, Jenny Werbell)

Engenheiro mepRAAD Engineering (Nicholas Azadian, Sebastian Ramirez)

Empreiteiro GeralMichilli Inc. 

Fornecedores deiluminação : Lambert et FilsQ-Tran 

Crédito dafoto : Eric Petschek

Conclusão: Dezembro 2021

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752