Domingo, 03 de Dezembro de 2023

Retrofit emblemático

Metaforma Incorporadora lança o condomínio Basilio 177 em projeto que terá retrofit em um dos edifícios mais representativos de arquitetura do Brasil. Texto: divulgação | Fotos: Israel Gollino.

Em um movimento de ressignificação dos prédios, a Metaforma Incorporadora assume a revitalização arquitetônica e urbanística do emblemático Edifício 7 de Abril (agora conhecido como Basilio 177), inaugurado em 1939 no centro de São Paulo, com projeto realizado pelo consagrado Escritório Técnico Ramos de Azevedo & Severo Villares, considerado o maior e mais moderno escritório de arquitetura da cidade de São Paulo, entre a última década do século XIX e as três primeiras décadas do século XX. O escritório construiu inúmeros marcos arquitetônicos da cidade, como o Theatro Municipal de São Paulo e o Mercado Municipal de São Paulo.

No protagonismo do Retrofit, a iniciativa tem como missão preservar a identidade e a herança cultural da edificação. Ao reutilizar de forma criativa as bases originais, implementa soluções tecnológicas para a melhoria e modernização de suas estruturas, a fim de proporcionar espaços residenciais e comerciais promovendo o bem-estar. Com reverência ao legado, ressignifica o passado e propõe inovação ambiental, social e econômica.

Equipe de peso

A Metaforma escolheu projetistas renomados para assinarem o projeto arquitetônico do Retrofit. Os mais de 35 mil m² de área construída e 22.400 m² de área privativa, estão a cargo do escritório Metro Arquitetos, dirigido por Gustavo Cedroni e Martin Corullon, responsável por importantes obras com o mestre Paulo Mendes da Rocha, além da ampliação e reforma do MASP. Com projetos premiados no Brasil e no exterior, a Metro projetou um condomínio com 274 apartamentos de diferentes tipologias, distribuídos em três torres, sendo dois Retrofits, além de realizar intervenções para acomodar espaços comerciais, áreas de lazer, praça central arborizada, piscina na cobertura, academia, espaço gourmet e coworking, dentre outros diferenciais exclusivos para os moradores.

Na imagem acima, Fábio Mota (Todos Arquitetura), Bruno Scacchetti (Metaforma) e Maurício Arruda (Todos Arquitetura).

Para as áreas comuns e as plantas dos apartamentos decorados, a incorporadora convidou a Todos Arquitetura, escritório liderado por Maurício Arruda e Fábio Mota, especializado em interiores, cenografia e Branding 3D. Além disso, a Rocontec é a construtora responsável pela engenharia e obra do empreendimento.

O paisagismo terá assinatura da Cardim Arquitetura Paisagística, de Ricardo Cardim, que trará elementos da vegetação nativa que ocupou o centro de São Paulo há 300 anos, formadas por espécies atrativas aos pássaros, com grande potencial em benefícios ambientais, ao impactar positivamente na saúde física e psicológica de todos, além de formar um ambiente muito agradável ao estar e à contemplação. Entre os destaques está um Jequitibá Rosa que será plantado na sua praça central, um “monumento-verde” que poderá viver séculos e que poderá ser admirado pelos moradores de suas janelas, além do rooftop, com uma praça suspensa, cheia de “Mata Atlântica” e gramados com uma vista da metrópole de tirar o fôlego.

Destaque do projeto

Com a proposta de reintegrar as pessoas à cidade, de forma agradável e segura, o andar térreo do edifício principal estará interligado por uma ampla galeria que conectará a tranquila rua Basílio da Gama com a Sete de Abril. O espaço aberto ao público terá lojas e restaurantes comandados por renomados chefs de cozinha e arte. As três torres residenciais terão entrada única pela rua Basílio da Gama. O estacionamento existente embaixo do prédio principal será ampliado para estender o conforto do condomínio através de um Hub de Mobilidade.

No dinamismo para integrar arte e cultura ao empreendimento, valorizando a relevância histórica da edificação, a Metaforma apoia o Projeto Kura, idealizado pelo produtor cultural Kauê Fuoco, com o propósito de atrair e conectar as pessoas ao centro da cidade e aos valores do Retrofit. Em parceria com a Metaforma, realizam as atividades de design e experiências com narrativas lúdicas e artísticas nos espaços em transformação do futuro empreendimento.

Retrofit na essência

Na adaptação dos espaços antes corporativos para os futuros residenciais, muitos materiais estão sendo removidos para revelar os elementos originais de valor histórico que serão preservados na obra, como os janelões de 2,60m de altura com caixilhos de ferro aparecerão por inteiro depois de retirado o antigo forro do teto e o pé-direito ficará com aproximadamente 4,20m nos apartamentos, sem as várias camadas de pisos instaladas no decorrer dos anos. “Identificamos diversos materiais e equipamentos que serão resgatados e preservados no empreendimento pelo seu valor estético e cultural, contando sua história para quem ali morar ou passar. Além disso estamos aplicando toda tecnologia disponível para garantir a melhor qualidade construtiva e manutenção do edifício para os futuros moradores”, explica o engenheiro civil Bruno Scacchetti, fundador e diretor executivo da Metaforma.

Acima, renders do projeto do Basilio 177.

O generoso hall do prédio principal será restaurado para funcionar como um dos espaços emblemáticos da Galeria de Lojas localizada aos pés dos residenciais. Com pé-direito duplo, poderá ser visto do mezanino pelos moradores, marcado pelo guarda-corpo preservado em estilo art déco. O reaproveitamento de materiais inclui os elevadores, que possuem o mesmo equipamento do Empire States de Nova York, em pleno funcionamento. “A ideia é preservar tudo que tem valor histórico. Um dos edifícios é tombado pelo Conpresp, e a fachada será inteiramente restaurada, incluindo as esquadrias em sua cor original”, conta Bruno.

Nas imagens acima, antigo hall de entrada e pisos do Edifício 7 de abril.

Ao priorizar o resgate histórico e preservar a memória para as futuras gerações, itens das companhias telefônicas ficarão expostos ao público. “Pensamos em criar uma galeria de arte e aproveitar o maquinário secular com antigos cabos e grades de telefonia para os visitantes interagirem”, diz o engenheiro. “Manteremos para serem vistos por quem passar pela galeria”, complementa.

Acima, imagens dos itens das companhias telefônicas que ficarão expostos ao público no local.

Além do edifício tombado, a área inclui outros dois prédios anexos construídos posteriormente. Um deles, voltado para a rua Basílio da Gama, também passará por Retrofit com apartamentos com 4,20m de pé-direito. A terceira torre terá 14 andares com apartamentos voltados para a praça central e rua Sete de Abril. Como um todo, o condomínio disponibilizará apartamentos exclusivos de 1 a 3 dormitórios. “Todas as instalações elétricas e hidráulicas serão novas.” O empreendimento será lançado no primeiro semestre de 2023.

Serviço

Para mais informações sobre o projeto, acesse www.metaformainc.com.br/.

Compartilhar artigo:

Domingo, 03 de Dezembro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752