Domingo, 26 de Setembro de 2021

Retrofit e ecoeficiência

O D525 Barcelona é um edifício de escritórios localizado em Barcelona, ​​Espanha, projetado com o conceito de renovação sustentável. Mais do que um edifício vanguardista, o empreendimento também oferece benefícios ambientais e de bem-estar. Texto: v2com, traduzido por Louise Trevisan. Imagens: David Cardelús (cortesia de Naturgy), Dani Rovira (cortesia de Colonial) e Sergio Sanz (cortesia de Sanzpont).

A nova sede do grupo Naturgy em Barcelona, ​​um edifício propriedade da Inmobiliaria Colonial, está localizada na Av. Diagonal 525. O projeto foi concebido pela Sanzpont Arquitectura com base no conceito de renovação sustentável, com o objetivo de reduzir o seu impacto ambiental e prolongar a sua vida útil eficiente. A sua execução foi realizada com materiais que respeitam rigorosamente o meio ambiente e de acordo com um plano de gestão da qualidade ambiental.

O edifício original foi utilizado para habitação nos anos 70 e apresentava vários desafios estruturais. No entanto, apesar desses desafios, o projeto incorporou todos os requisitos de design e construção necessários para obter a certificação LEED Gold.

Para desenvolver o projeto, foi realizado um estudo detalhado do clima e do meio ambiente para determinar as características da envolvente arquitetônica e sua resposta ao longo do ano. Isso melhorou consideravelmente o desempenho e a eficiência do edifício em termos de economia de energia e sustentabilidade. Além de um jardim na cobertura, o projeto e a melhoria da envolvente arquitetônica incluem sua orientação, isolamento térmico e acústico, venezianas de controle solar e produção de energia renovável.

Ecoeficiência

A envolvente do edifício e os seus sistemas foram concebidos de forma a torná-lo um modelo ecoeficiente, melhorando o seu desempenho, isolamento térmico e consumo de energia.

O projeto incorpora uma fachada principal baseada em grandes janelas que fornecem luz natural abundante, definida por módulos 3D fotocatalíticos. Esses módulos dão ao edifício uma identidade única, mas, mais importante, têm a capacidade de purificar o ar por meio de seu material fotocatalítico. A tecnologia KEAST do material da Krion dá um passo adiante, extrapolando seus benefícios além de sua superfície com a capacidade de descontaminar o ar. O design, composto por linhas clean e aerodinâmicas, cria uma imagem vanguardista de movimento.

O desenho da fachada sul incorpora um tratamento de venezianas fotovoltaicas, protegendo do sol nos meses mais quentes do ano e gerando energia limpa através de parte do seu consumo elétrico. As venezianas fotovoltaicas geram energia suficiente para alimentar 1.562 pontos de luz por 4 horas por dia, por até 35 anos, sem emissões de CO²

Telhado verde

Uma grande parte do telhado do edifício foi projetada como um espaço verde natural. Incorpora espécies vegetais nativas de baixo consumo que proporcionam uma camada extra de isolamento, minimizando o impacto ambiental, melhorando o microclima e ajudando a mitigar o efeito de ilha de calor.

Ao cima, foto da fachada com os módulos 3D feitos com a tecnologia fotocatalítica da Krion. Foto: David Cardelús. Ao lado e abaixo, diagramas conceituais devenvolvidos pela equipe.

Ficha Técnica

Nome: D525 Barcelona
Localização: Barcelona, Espanha
Área: 7.000 m²
Cliente: Inmobiliaria Colonial & Naturgy
Arquitetura: sanzpont [arquitectura]
Equipe de design: Sergio Sanz, Victor Sanz, Oriol Vidal, Xevi Prat, Carles Campanyà, Guillem Armengol
Colaboradores: Campanyà i Vinyeta Arquitectes, PGI, Tulpan Intermediació
Engenharia: PGI Engineering
Paisagismo: Vivers Ter
Fornecedores: Suris (MEP), Garcia Faura (Façade), Butech (Krion)
Projeto de iluminação: Sanzpont, Philips Signify
Consultores: Campanyà i Vinyeta Arquitectes, PGI, Tulpan Intermediació, Mace Management Services
Empreiteiro Geral: OIC-Penta
Data de conclusão do projeto: março de 2021
Fotografia: David Cardelús (cortesia de Naturgy), Dani Rovira (cortesia de Colonial) e Sergio Sanz (cortesia de Sanzpont)

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Domingo, 26 de Setembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752