Sábado, 25 de Marco de 2023

Residência em Jaraguá do Sul vence topografia em aclive com projeto de concreto e madeira

Ampla, moderna e confortável a residência é dividida em três pavimentos com aproximadamente 500 metros quadrados de construção

Casa ZB planejada pelo arquiteto Pablo Vaillati. Foto: Alexandre Zelinski

Localizada na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, a residência ZB foi construída em um terreno de aproximadamente 1400 metros quadrados e planejada pelo arquiteto Pablo José Vaillati. Apesar de bastante inclinado, o terreno já apresentava um platô natural, o qual foi escolhido para a implantação da residência. “A cidade de Jaraguá do Sul é um vale e devido a esta característica geográfica possui diversos morros, como a casa está localizada em um terreno em um desses morros, explorar a vista da paisagem da cidade, foi um dos princípios norteadores do projeto. Além do lugar o clima da cidade, quente e úmido, também influenciou quando pensamos na disposição dos ambientes, priorizando sempre a ventilação natural cruzada”, explica o arquiteto Pablo.

Ampla, moderna e confortável a residência é dividida em três pavimentos com aproximadamente 500 metros quadrados de construção. No primeiro pavimento localizado a 3 metros de altura do nível da rua, ficam as garagens, depósitos, hall e elevador. No segundo pavimento encontra-se toda a área social da residência, como a cozinha, sala de jantar, churrasqueira e piscina. Já no terceiro encontra-se as suítes, sala íntima e escritório.

A estrutura da casa é de concreto armado e os fechamentos são em alvenaria. O concreto aparente é uma das tendências que está em alta, sendo explorado em diversos elementos da casa, como nos pilotis na área de convívio, nas áreas externas, na sala de estar, no teto da garagem e nos muros. “O projeto busca referências na arquitetura moderna brasileira, desenvolvendo-se a partir do estudo do local, do programa e da construção. Além dos princípios de projeto, utilizou-se também materiais herdados da arquitetura moderna brasileira, como o concreto aparente e a pedra portuguesa, utilizada na rampa de acesso a garagem e na escadaria que serve aos pedestres. O uso destes materiais colabora com a identidade que se almeja para a obra”, ressalta Pablo.

Casa ZB planejada pelo arquiteto Pablo Vaillati. Foto: Alexandre Zelinski

Um dos pontos importantes que faz toda a diferença na casa é a cor predominante, que impacta diretamente na decoração e harmonização do lar. “A cor predominante utilizada na arquitetura da casa foi o branco, todas as paredes de alvenaria foram pintadas nesta cor. A escolha da cor tem a intenção de realçar os demais materiais utilizados, como o concreto aparente e a madeira, utilizada nos painéis e no deck externo”, afirma o arquiteto.

A sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente também foram pontos fortes na obra. Pensando na economia de energia painéis em vidro foram implantados para trazer luz natural para praticamente todos os ambientes da casa. No closet do casal um teto em vidro laminado também auxilia neste sentido. A ventilação cruzada e natural também acontece em praticamente toda a casa, gerando conforto térmico para a edificação. O paisagismo também foi favorecido, tanto na área interna, com plantas pelos cômodos, como na externa, em um imenso jardim.

Apesar de ser uma obra grande e extremamente detalhista, o arquiteto garante que não houve contratempos, mas pode-se citar duas situações de maior atenção durante a construção “A primeira diz respeito a movimentação de terra, feita inicialmente, para preparar o terreno para a implantação da construção. Apesar de termos alterado pouco o perfil natural do terreno, algo teve de ser feito para encaixarmos o pavimento garagem e a rampa de acesso até ele. O segundo ponto de maior atenção foi a execução do principal elemento formal do projeto, o grande brise soleil em concreto aparente que faz o fechamento de parte da área social da residência. Para que se alcançasse a qualidade desejada na execução deste elemento, a solução encontrada foi a de concretarmos as peças verticais uma a uma fora do local, e após sua cura, estes elementos foram montados e alinhados em seu lugar, linha a linha, até sua execução total”, finaliza Pablo.

Ficha Técnica
Nome do Projeto: Casa ZB
Escritório: PJV Arquitetura
Website: http://www.pjvarquitetura.com.br
E-mail: pablovailatti@gmail.com
Arquiteto responsável: Pablo José Vailatti
Localização: Jaraguá do Sul, Santa Catarina
Ano de conclusão da obra: 2018
Área total construída: 500 m2 
Fotógrafo: Alexandre Zelinski               
Website do fotógrafo: http://zelinski.com.br/
Outros participantes
Colaboradores: Ana Meirinho Neves I Joana Bittencourt I Nathã Dalmutt I Vinícius Schewe
Projeto estrutural: Eng. Mikio Homma
Projeto elétrico: Eng. Carolina Contin
Projeto hidráulico: Eng. Carolina Contin

Lista de Fabricantes
Esquadrias em pvc: Weiku Esquadrias
Revestimentos de piso e parede: Portobello – Decorpisos Jaraguá do Sul
Guarda corpo em inox: SS Inox e Rodinox
Pedra portuguesa: Orli Pedras
Madeira cumaru para deck: Possamai Madeiras
Paisagismo: Floricultura Gigante – Corupá (SC)
Concreto usinado: Premix
Marcenaria: JJG Marcenaria e Móveis e Esquadrias

Compartilhar artigo:

Sábado, 25 de Marco de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752