Sexta-Feira, 08 de Dezembro de 2023

Residência e Acessibilidade

A designer de interiores Giseli Koraicho assina a reforma de um apartamento adaptado para promoção de liberdade e bem-estar de deficiente visual. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Dotta.

Formada pela Panamericana de Arte e Design, Giseli Koraicho comanda a equipe da Infinity Spaces. Atuando há mais de cinco anos com residências, espaços comerciais e corporativos, o objetivo do escritório trata cada cliente como único, aprimorando-se a cada trabalho. Neste projeto, a designer aceitou o desafio de cuidar da moradia do palestrante Guilherme Bara e de sua filha de dez anos.

Segundo Koraicho, um dos maiores desafios de projetar espaços mais acessíveis é entender as necessidades específicas de cada pessoa que possui algum tipo de deficiência. Nesse sentido, a designer estudou o apartamento da década de 70 com base nos princípios da neuroarquitetura, buscando compreender  os impactos no ambiente, cérebro e comportamentos humanos. As soluções obtidas giram em torno das interações do morador com o espaço, sendo que o espaço e móveis incorporam diferentes texturas. Além disso, o layout obtido para o apartamento foi fruto de um estudo aprofundado, gerando espaços de fácil movimentação e eliminação de riscos de acidente.

As áreas sociais do apartamento foram planejadas para atender ao desejo do anfitrião de receber visitas. Na entrada do apartamento, os moradores e visitantes têm acesso a sala de estar e de jantar, sendo que os materiais que compõem o espaço foram pensados pela designer para contribuir com a autonomia do morador. Isso pode ser percebido, por exemplo, no papel de parede que evidencia texturas e relevos. “Evitamos quinas e apostamos em um mobiliário com curvas e formas orgânicas, que além de atemporais, cooperam para atender as especificidades da vida autônoma que o Guilherme pode levar”, explica Giseli.

A cozinha e o lavabo fecham os espaços que compõem a área social. Acessível por meio de uma porta de correr, a cozinha elimina qualquer trilho no chão para evitar acidentes ao mesmo tempo que a marcenaria planejada mantém todos os equipamentos sempre próximos ao que o morador precisa fazer. O lavabo também recebeu marcenaria planejada, de forma que pode acomodar o enxoval de banho.

O dormitório da filha do Guilherme inicia a ala íntima do apartamento. Com a mesma paleta de cores do restante do apartamento e alguns detalhes personalizados para atender a menina, foi construído um ambiente agradável que acompanhe seu crescimento. O espaço foi contemplado com uma bancada para estudos integrada com uma penteadeira. Esse espaço é conectado ao banheiro da moradora, que tem conformidade com os demais ambientes.

O segundo segmento íntimo do apartamento configura o quarto e banheiro do morador, que empregam texturas e planejamento de marcenaria para garantir a melhor comodidade. Na cabeceira, a designer optou pela aplicação do couro sintético, enquanto o painel da TV de MDF cinza acompanha os outros tons neutros do ambiente. No banheiro o foco foi no conforto e segurança, sendo que foi planejado para garantir fácil circulação sem causar acidentes.

Finalmente, o home office do morador finaliza as alas do apartamento. Neste ambiente, Giseli propos um espaço funcional para facilitar a rotina de trabalho de Guilherme. O escritório tem como base a ergonomia, de forma que prateleiras, armários, cadeira e outros elementos buscam trazer o máximo de conforto.

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 08 de Dezembro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752