Um espaço único que combina cultura, gastronomia e escritórios em uma antiga refinaria. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Boys Play Nice.
A usina de aquecimento de Jurkovič é uma das últimas evidências da antiga refinaria de Apollo. A área industrial original tornou-se parte do novo centro de Bratislava, tendo como seu epicentro cultural a renovada usina de aquecimento de Jurkovič com uma estética atraente no meio da arquitetura moderna dos edifícios vizinhos do Sky Park de Zaha Hadid.


Após um longo período de busca pela função mais adequada para o NCM, a conclusão da reconstrução integral, seu resgate e o novo conceito sustentável tornou-se uma realidade. Em 2017, a incorporadora Penta Real Estate convidou sete renomados estúdios para participar de um concurso de arquitetura para o projeto conceitual do NCM.
O arquiteto Martin Pasko, junto com sua equipe do DF Creative Group, venceu a prestigiosa competição e se tornou o autor da conversão deste edifício icônico. O autor original é Dušan Jurkovič, uma lenda da arquitetura eslovaca. O novo projeto ofereceu o layout mais adequado de funções e espaços, destacando o valor histórico original e a atmosfera industrial única deste monumento cultural nacional.



A solução arquitetônica utiliza o espaço interior vazio na sala das caldeiras e no hall das turbinas para a construção de novas estruturas independentes, ao mesmo tempo em que cria novas áreas e pisos consistentemente deslocados do edifício original. Este conceito permite separar e distinguir as construções históricas das novas, ao mesmo tempo que abraça e respeita a história e a harmonia.
O resultado é que a usina de aquecimento Jurkovič reconstruída fornecerá espaços de co-trabalho industrial BASE4Work exclusivos para pessoas e empresas de indústrias criativas, arquitetos, start-ups e pequenas empresas de TI. Ao mesmo tempo, o edifício é acessível ao público em geral ao nível do piso térreo, incluindo a entrada da praça de estar.



A implementação bem-sucedida confirmou a intenção da empresa de criar um espaço comunitário para o público com uma atmosfera industrial única para eventos sociais, conferências e exposições, com um restaurante e café de qualidade para apoiar esse objetivo. Ao entrar no edifício, o atraente átrio de entrada atravessa todos os pisos e abre-se para a nova fachada envidraçada, formando uma “praça” interior onde se situam o restaurante WERK e o lobby café, a galeria de arte contemporânea DOT e um salão multifuncional separado para vários eventos culturais.



A intervenção destaca muitos detalhes históricos da construção, incluindo as colunas acidentadas originais da estrutura e três tremonhas dominantes. A reconstrução criou um espaço representativo original com materiais em sua “rugosidade” e cor originais. Construções recém-adicionadas e materiais recém-inseridos (mais de 31.000 tijolos na fachada e parede originais e revestimento de parede heraklith), bem como detalhes técnicos modernos, são visíveis e presentes como um princípio básico de “veracidade”.



A arquitetura industrial das estruturas originais e dos funis dominantes, o átrio recém-criado e o terraço superior com vista para os novos edifícios ao redor proporcionam aos visitantes uma experiência incrível e incomparável, ao mesmo tempo em que infundem um novo valor na Usina de Aquecimento Jurkovič. O novo design é um símbolo da antiga fábrica, um símbolo do Sky Park e um símbolo da própria capital, Bratislava.




Desenhos Técnicos




Ficha técnica
Projeto: Conversão da usina de aquecimento de Jurkovič NCM Bratislava
Arquiteto líder de conversão: Martin Pasko e equipe do DF Creative Group
Co-autores da parte arquitetônica: Zuzana Zacharová, Eva Belláková, Matúš Podskalický, Martina Michalková, Alexandra Havranová
Renovação de fachadas e coberturas: Pavol Pauliny, Vlasta Viglašová, Ján Kresan / Pamarch
Interiores de shell & core e auditório : DF Creative Group
Aluguel Base4Work: Ján Antal, Barbora Babocká / Studio Perspektiv
Restaurante Werk fit-out: arquitetos de carne
Adaptação da Cafe Dot Gallery: arquitetos de pontos
Cooperação: Roman Bányai (engenheiro-chefe de conversão); Marta Pichová, Ivan Holub (renovação de fachadas e coberturas); Pavol Pribylinec, Juraj Prokipčák, Mária Kubaliaková (parte da construção)
Engenheiro Estrutural Chefe de Conversão: Peter Gavaľa
Investidor: Penta Imóveis
Foto: Boys Play Nice
Projeto: 2016 (restauração de fachada), 2017-2019 (conversão de interiores)
Realização: 2018-2020 restauro de fachadas), 2018-2021 (conversão de interiores)
Área do terreno: 1800m2
Área útil: 6 300m2
Custos de construção: 13 milhões de euros