Sábado, 02 de Julho de 2022

Renovação espacial

Convivência, conforto e espaços refinados de trabalho, define a consultoria internacional Maison Accuracy, projetada pelo Atelier L’Abri em Montreal. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Raphaël Thibodeau.

Sentindo-se em casa, ao mesmo tempo em que traz a identidade corporativa única da consultoria internacional, Accuracy: este é o desafio que a L’Abri assumiu ao projetar espaços de trabalho refinados que harmonizam com a convivência. Com base nos códigos de projetos residenciais dentro da Maison Accuracy.

Seguindo sua abordagem de projeto-construção, a equipe da L’Abri e da Construction Modulor se envolveu desde a primeira etapa do projeto, participando da busca pelo local ideal para os novos escritórios dessa consultoria. A precisão fez com que a escolha ousada se mudasse para um espaço maior em um momento em que a moda de teletrabalho levou muitas empresas a reduzir suas áreas de trabalho. Aplicando uma abordagem analítica baseada nas operações da empresa, os arquitetos propuseram um novo modelo de layout baseado na flexibilidade, conforto e criação de espaços comuns.

Saindo de uma torre do centro para se estabelecer em Old Montreal, a Accuracy escolheu um lugar cheio de personalidade e história que inspirou fortemente os arquitetos. Seja com a separação cuidadosa dos novos volumes dos tetos do piso original do moinho, ou dos materiais naturais, como o gesso de nozes e cal, o projeto destaca o patrimônio arquitetônico deste antigo armazém, construído em 1868, com suas paredes de alvenaria sólida e sua estrutura de madeira e aço.

Coberto por duas claraboias monumentais que criam pátios internos, o espaço generosamente plantado banha-se em luz natural, injetando um caráter único e uma qualidade espacial excepcional nele, que é ampliada pela arquitetura interior.

O programa se desdobra através de duas alas que abrigam uma área de cliente público, e uma seção mais privada para os funcionários. Essa distribuição permite que a equipe tenha maior intimidade e liberdade para incentivar sentimentos de relaxamento e pertencimento. A escolha de tons mais claros, acabamentos sóbrios e móveis de salão acentua o ambiente descontraído.

Desenvolvendo um conceito híbrido entre escritórios de plano aberto e o modelo tradicional de salas de conferência fechadas, a L’Abri projeta layouts flexíveis que otimizam imagens quadradas, ao mesmo tempo em que promovem o trabalho em equipe e a produtividade.

Na ala do cliente, a estrutura veste calorosamente as diversas salas de conferência e áreas comuns, trazendo caráter e elegância sem ostentar. As curvas dos móveis centrais e sob medida contrastam com as formas ortogonais circundantes, dando um equilíbrio e assinatura únicos ao projeto.

Desenhos Técnicos
Ficha técnica

Projeto: Precisão da Maison

Local: Montréal, Québec, Canadá

Cliente: Precisão

Arquitetura: Ateliê L’Abri

Construção: Modulor

Equipe do projeto : Jade Lachapelle, Keyan Ye, Pia Hocheneder, Nicolas Lapierre, Mik Kukulsky, Kelly Belzy, Julien Latour

Colaboradores: Cime, Haworth, MMR, Inat, Vaste, Sistemalux, Santa&Cole, Artemide, Planteca, House on the Rock, EDP

Entrega: inverno 2022

Fotógrafo: Raphaël Thibodeau

Texto: Lorène Copinet

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752