Prisma trasnlúcido envolve casa antiga e recebe grafismos com inspiração lusa. Por Pedro Zuccolotto. Fotos por Maria Acayaba.

O restaurante Dom Duarte localizado em Leiria (Portugal) serviu de inspiração para os
amigos que decidiram trazer o melhor frango suculento feito na brasa para o Brasil, ou melhor, para a cidade de Campinas. Contemporâneo, o restaurante mistura alimentos naturais e processos artesanais. O Chicko é um restaurante casual feito para celebrar a união de pessoas. Em uma casa antiga no bairro Cambuí, coração da cidade, abrigou o primeiro restaurante. Para a concepção do projeto, o SuperLimão Studio buscou a tradição portuguesa — com a utilização de azulejos, rendas e bordados — e apresentou uma releitura desses elementos para a pele da fachada.

Volumes

Um grande prisma sobrepõe-se à casa já existente. “Esse elemento possui uma leve transparência e é um conjunto de grandes telas vazadas bordadas à mão que remete a grandes azulejos e rendas portuguesas em diferentes tons de azuis”, explicam os arquitetos. Com a união dessas telas vazadas ocorre um jogo de sombras causada pelos painéis sobre a calçada. Aberturas bem marcadas com nichos na diagonal avançam pela
fachada, trazendo mais movimento para a casa de esquina e uma integração dos ambientes interno e externo.

A brasa

Ao entrar no restaurante, uma grande faixa amarela direciona os clientes para o seu ponto principal, a Brasa, onde tudo acontece. “A claraboia que acompanha o caimento do telhado permite que a iluminação natural entre e traga um ponto focal de luz diretamente para a Brasa”, explicam. Outro espaço importante é o caixa/bar. O espaço se define por um grande nicho azul, revestido com azulejos desenhados e produzidos especialmente para o projeto, em tons de azul e branco, que pincelam o ambiente como uma brincadeira de bagunçar e intercalar os azulejos entre si, valorizando ainda mais o projeto e remetendo à sala da Casa da Música da cidade do Porto.

Detalhes

Tanto o salão do térreo quanto o superior têm paredes descascadas, retratando a história da casa antiga e o barrado de 1m de altura inspirado nas casas alentejanas de Portugal. Em alguns pontos, as paredes contam com pinturas silkadas em forma de renda / bordado
português. Os mobiliários interno e externo foram desenhados pensando na flexibilidade de layouts.

Luminotécnica

Para iluminação do salão, novamente existe a união entre tradição e contemporaneidade se mostram. Luminárias pendentes foram desenvolvidas através de um protótipo em pet na impressora 3D especialmente para o projeto e depois reproduzidas manualmente em resina epóxi pigmentada com branco no formato de um grande ovo rachado, uma brincadeira para remeter ao frango.

Para crianças

Assim como o ovo foi o protagonista para o desenvolvimento das luminárias, ele também foi determinante para a criação de uma grande piscina de bolinhas, em forma de ovos, projetada para o salão do pavimento superior, que poderá ser destinado para ser um espaço familiar.

Ficha técnica

Nome do projeto: Chicko Restaurante
Escritório: Superlimão Studio
Arquitetos: Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia, Giovanna de Aguiar e Alessia Schiavo
Local: Campinas, São Paulo, Brasil
Ano: 2020
Área: 437 m²

Matéria publicada originalmente na revista aU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.