Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023

Reinterpretando um clássico

Conversando com o passado, a luminária HYMN, procura trazer uma resposta contemporânea através da sua iluminação única.

Texto: Divulgação / Tradução e Adaptação do editor.

 

O designer japonês Hiroto Yoshizoe trouxe para o mundo sua nova versão de um antigo projeto, a luminária HYMN, recriada exclusivamente para a companhia japonesa de design de iluminação Ambientec, a partir de um primeiro protótipo já existente e apresentado pelo designer. 

O encontro de Yoshizoe com a companhia surgiu quando o fundador e CEO da Ambientec, Yoshinori Kuno, ficou impressionado com o protótipo de Yoshizoe em exibição no Salone Ataforma 2019 em Milão, principalmente pela sua capacidade de traduzir o dinamismo da chama de uma vela para um objeto luminoso com design contemporâneo. A partir daí, o desenvolvimento da pesquisa e do projeto para o produto final levou dois anos, finalizado em 2021.

A concepção da HYMN parte do princípio da luminária ser como um castiçal tradicional, porém com linhas e desenho extremamente moderno, contando com base e cabo em alumínio anodizado de acabamento dourado ou preto. Sobre um fino suporte de metal encontra-se uma pequena lente de acrílico transparente: uma espécie de pêndulo luminoso, pronto para oscilar e girar, graças à força repulsiva de ímãs presentes na estrutura do projeto. Aqui, o designer procura trazer o charme de uma relíquia de família antiga para o mundo moderno do design de iluminação.

Especificações técnicas:

Marca: Ambientec

Site: ambientec.co.jp

Produto: HYMN

Designer: Hiroto Yoshizoe

Ano de produção: 2021

Material e acabamento: vidro, alumínio, borracha de silicone, resina ABS, resina acrílica e fio de aço.

Alimentação: bateria recarregável de íon de lítio 3,7V / 190mAh

Duração da recarga: Aprox. 3 horas

Sobre Hiroto Yoshizoe:

Depois de estudar cenografia e design de moda na Musashino Art University, Hiroto Yoshizoe trabalhou para uma empresa de design de interiores e mais tarde tornou-se freelancer. Hoje mora e trabalha em Tóquio, onde é responsável pela direção de arte e design de espaço de hotéis, restaurantes e lojas, projetando instalações, decorações e elementos arquitetônicos. Também colaborou com inúmeras empresas internacionais de design e marcas de moda, da Itália ao Brasil, Estados Unidos e China.

Conheça mais sobre o designer em seu website: https://www.hirotoyoshizoe.com/

Sobre a Ambientec:

A marca japonesa de design de iluminação foi criada no ano de 2009. Seu fundador e CEO Yoshinori Kuno trouxe para o mundo design know-how que possuía sobre equipamentos portáteis capazes de resistir a condições extremas ao mesmo tempo em que proporcionam luminosidade. O objetivo principal da companhia é explorar novas fronteiras em iluminação portátil para diversos espaços do dia a dia.

Saiba mais sobre a empresa em: https://ambientec.co.jp/pages/en

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752