Portinari e arquiteta Érica Salguero apresentam projeto sobre “ressignificar o morar”. Texto e fotos: Divulgação

A arquiteta paulistana Érica Salguero e a Portinari, uma das principais marcas de revestimentos do Brasil, apresentam o projeto Refúgio Urbano, um quarto integrado com banheiro que explora a paleta de tom Essential Black, construído no ambiente reduzido e sustentável de um container. A proposta traz modernidade, com linhas retas e ares minimalistas, sem deixar de lado o aconchego e acolhimento que se espera ao chegar em casa.

Para o projeto, a arquiteta utilizou o porcelanato Monte Etna, inspirado nas pedras vulcânicas da Itália. Seu nome remete a um dos maiores vulcões do mundo, situado na parte oriental da Sicília. Em tons de preto e jogos de iluminação, o design criado no container sai do óbvio, sem deixar de lado o conforto. “Muitas pessoas têm preconceito com a utilização do preto, especialmente no quarto. Há um medo de deixar o ambiente carregado, mas sabendo se valer da luz, ganhamos um espaço inovador, com atmosfera elegante e acolhedora”, afirma Érica.

Os lançamentos Portinari 2021 trazem como tema principal o “ressignificar o morar”, levando em conta todo o cenário mundial de isolamento social, a reconexão com o lar e a importância de explorar novas perspectivas dentro do espaço residencial. Dentro deste contexto, a arquiteta integrou o quarto com o banheiro, uma tendência que segue a redução dos espaços nas metrópoles e a necessidade de fazer o melhor uso possível de cada local. “Neste ano, estamos ressignificando nosso olhar. Estamos nos voltando para uma vida mais equilibrada, sem muitos excessos, uma maior valorização dos nossos vínculos e da nossa relação com a natureza. Este movimento reflete diretamente nos projetos do escritório”, acrescenta a arquiteta.

Exposição

O projeto assinado por Érica faz parte de uma mostra de seis ambientes assinados por especificadoras de diferentes regiões do Brasil. Inspirados na sensibilidade dos tons, os trabalhos foram criados com os lançamentos da Portinari 2021 e com as paletas de cores do Color Connection, uma escala cromática que facilita a harmonização dos produtos. A mostra segue na fábrica da Portinari, em Criciúma, Santa Catarina, e poderá ser visitada pelo público após a fase emergencial contra a Covid-19.

Color Connection

A Portinari lançou a escala cromática Color Connection com intenção de facilitar a harmonização de produtos, agora de forma mais completa. O conceito engloba não apenas os revestimentos da marca, mas também as louças e metais Deca, laminados e vinílicos Durafloor, ampliando o potencial de uso conjunto dos produtos. No Color Connection, os veios marrons de um mármore se conectam na textura de uma madeira e cuba com o mesmo tom. O cinza quente de um cimento encontra a mesma temperatura nas nuances acinzentadas de uma pedra e reflexo de um metal. A harmonia entre produtos torna-se algo quase natural.

Dentro de cada grupo de cores é explorada a suave harmonia do tom sobre tom em formato de mood boards, que são muito usados por especificadores para desenvolver projetos que reflitam a personalidade dos clientes.

Serviço

Para mais informações sobre a Portinari, acesse http://www.ceramicaportinari.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.