Do passeio fluido à funcionalidade pragmática, a MB oferece a reabilitação de uma casa de campo de Montreal orquestrando uma experiência escultural com uma dimensão arquitetônica. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Studio Jean Verville architectes e Maxime Brouillet.

Focando tanto na compactação quanto nas inter-relações organizacionais, o desenvolvimento do sistema arquitetônico exige que seus usuários examinem seus hábitos e questionem as necessidades relacionadas ao seu cotidiano. Nesse processo de criação colaborativa, Mathieu e Benjamin adotam a abordagem lúdica dos arquitetos do Studio Jean Verville com entusiasmo, humor e sensibilidade para especificar a identidade do personagem do projeto.




Brincando com espaços positivos e negativos, a proposta articula uma cristalização fragmentando a entidade volumosa por uma permeabilidade física e visual, alterando as percepções de dimensionamento. Optando pela subtração de áreas de piso em favor de qualidades espaciais, volumes e interstícios compõem um ecossistema doméstico de linhas e em relação a vis-à-vis.




Animado pela constante variabilidade das tonalidades coloridas e pelas estações e pela luz natural vinda do jardim ao lado do espaço de convivência, o projeto MB manifesta a expressão desses parâmetros externos sobre sua “monomaterialidade” unificadora. Associada ao seu contexto urbano e ao fluxo de interações dinâmicas geradas por suas condições internas, incluindo os movimentos dos usuários e seu modo de viver, uma versatilidade rítmica se destaca em contraste com o rigor geométrico da montagem.

Além da amálgama das funções domésticas, a MB propõe uma intervenção multiplicando inter-relações para melhorar o movimento através de um percurso revelando sua polissemia espacial. Do arquétipo à abstração, o espaço é transformado. De uma matriz organizacional a um jogo de descoberta, a MB apresenta um lugar participando da vida ativa de seu bairro, ao mesmo tempo em que gera uma assombração familiar envolvente.





Desenhos Técnicos






Ficha técnica
Nome do projeto: MB
Ano de construção: 2019-22
Uso: Residencial
Área : 140 m²
Clientes: Benjamin Boller et Mathieu Denécheau
Equipe: Jean Verville architectes
Jean Verville, arquiteto(arquiteto principal)
Tania Paula Garza Rico, arquiteta (diretor do estúdio)
France Goneau (orientador artístico)
François Bodlet, arquiteto
Rémi St-Pierre, arquiteto
Samuel Landry, MA architecture
Camille Asselin, MA architecture Jacob
Éthier, candidato à MA architecture
Bahia Burias, candidato à MA architecture
Alexandre Meloche, mestre de arquitetura
Contratado:
Le Pierre Rénovation
Fabricante de armários CST inc.
Steeve Tousignant
Fotos: Maxime Brouillet, fotógrafo
Colagens Digitais: Jean Verville architecte