Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023

Raízes

O Festival Internacional de Jardins do Canadá está lançando uma chamada de propostas para escolher designers para criar os novos jardins temporários da sua 24ª edição, a ser realizada em junho de 2023. Texto: divulgação | Tradução: Davi Galvani | Fotos: Martin Bond e JC Lemay

Apoiado no sucesso da última edição (em que 60.000 visitantes admiraram 25 instalações de jardins no tema “Adaptação”), o festival procura por projetos que explorem a valorização, transmissão e revitalização do tradicional conhecimento da área. “Raízes” é o tema da edição, sobre o qual designers precisarão imaginar um presente e futuro que seja economicamente, ecologicamente e culturalmente responsáveis baseados nos ensinamentos das gerações passadas.

Com o advento da era digital, a globalização e a rápida velocidade do avanço tecnológico que estão mudando nossa relação com o tempo, “Raízes” é um convite a um retorno ao essencial, integrando o uso de plantas nativas, materiais locais – sejam reutilizados ou com impacto ambiental limitado –, bem como métodos tradicionais de construção combinados com uma visão contemporânea que abrange tanto as comunidades regionais quanto os ecossistemas.

O tema contraria as forças de homogeneização que fazem parte da globalização, incorporando a noção de globalidade cunhada pelo poeta e filósofo Martinica Édouard Glissant (1928-2011). “Raízes” pretende desafiar o status quo e criar ambientes inovadores à escala humana, transcendendo gerações e disciplinas.

O júri do Festival 2023 escolherá cinco projetos desta convocatória. Os designers são convidados a conceber um jardim que possa ter lugar em algum dos eixos do Festival. A comissão artística e técnica do Festival identificará, em colaboração com os designers, o local que melhor apresentará o seu projeto. Os designers serão convidados a imaginar seu projeto para exposição por pelo menos dois verões e a propor estratégias para o reaproveitamento ou reciclagem do jardim ou de seus materiais após o término de sua exposição.

Elegibilidade de candidatos

A chamada está aberta a todos os arquitetos paisagistas, arquitetos, artistas visuais e equipes multidisciplinares do Canadá e do exterior. Os candidatos, que podem ser de uma única cidade ou país ou cruzar fronteiras internacionais, estão limitados a uma proposta, individualmente ou em equipe. Vale destacar que os designers cujo trabalho tenha sido exibido em uma das três últimas edições (2020, 2021 ou 2022) do Festival não serão elegíveis para esta chamada.

Serviço

The International Garden Festival – website de inscrição
Local: Les Jardins de Métis / Reford Gardens, em Québec, Canadá
Website do local: http://www.refordgardens.com

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752