Questão de assento

0
106

Símbolo de poder, questão de status, os motivos podem ser diversos para pautar a escolha, mas ergonomia, sem dúvida, é o fator preponderante na hora de optar por este ou aquele modelo de cadeira ou poltrona. No lar ou no cenário corporativo, essa seleção é perfeita. Por Allaf Barros.

Cosm da Herman Miller 

‘’Uma cadeira poderia realmente me ajudar a trabalhar melhor?’’. Com esse questionamento, a Herman Miller resolveu entrar contato com o Texas A&M Ergonomics Center para realizar pesquisas que examinaram os efeitos que uma cadeira confortável tem no desempenho cognitivo. Os pesquisadores das duas empresas usaram neuro-avaliações cognitivas – testes que se concentram na produtividade e na cognição – para examinar a capacidade dos participantes de pensar enquanto estão sentados em três tipos diferentes de cadeiras de escritório: não ajustáveis, muito ajustáveis e auto ajustáveis (a cadeira Cosm da Herman Miller). A pesquisa mostrou que, ao realizarem um trabalho individual, os participantes apresentaram uma taxa de variabilidade de frequência cardíaca (VFC) estatisticamente menor enquanto estavam sentados na cadeira automaticamente ajustável – Cosm – em sete dos nove testes. A baixa taxa de VFC indica que os participantes experimentaram menos estresse e, portanto, ficaram mais relaxados sentados na Cosm com encosto alto em comparação com as cadeiras altamente ajustáveis e não ajustáveis.

hermanmiller.com/pt_br/

Poltrona Twiggy

Desenhada pelo designer Zia Costa para a Franccino, a poltrona foi concebida como um móvel em estilo retrô que valorizasse a madeira, clássica e atemporal, com encaixes e ângulos de formas simples utilizando princípios básicos da marcenaria. Segundo Zia Costa, “a busca por um produto com desenho próprio e exclusivo segue uma vertente minimalista e funcional que resultou em um poltrona com características marcantes”.

franccino.com.br 

Poltrona Fence 

O conceito da poltrona Fence, assinada por Adolini + Simonini, vem da observação das cercas de delimitação e a interpretação desse elemento rústico do cotidiano rural se transfigura em algo abstrato transformado em móvel. A combinação entre madeira e metal permite a ênfase no estilo minimalista “low high”, onde a madeira natural se encaixa numa peça metálica usinada, símbolo da precisão. 

donaflormobilia.com

Cadeira Mel

As cadeirais e poltronas da linha L’Oeil SENIOR chegam ao mercado após pesquisas para acertar em questões fundamentais, como ergonomia e funcionalidade das peças, qualidade de materiais e tecnologia em tecidos (antibacterianos, anti chamas e repelente a líquidos) para pessoas da terceira idade. A coleção foi desenvolvida pela designer Flavia Ranieri, especialista em Gerontologia. Na imagem, a cadeira Mel.

loeil.com.br

Cadeira Ayra

Com linhas definidas, o minimalismo presente encontra-se em harmonia com texturas e formas extremamente humanas. Para amenizar as longas horas sobre a cadeira, a concha de espuma poliuretano de alta densidade é extremamente confortável, segundo a fabricante. Os descansos de braços em alumínio de alta resistência possuem ajustes moldados em formas orgânicas, com junções fluidas e encaixes. Ainda há diversas opções que se adaptam à necessidade de cada usuário.

fway.com

Cadeira Deliciosa Alta 

A cadeira Deliciosa da linha Fernando Jaeger Atelier é compacta e leve, toda feita em metal com desenho fiel da folha da Costela de Adão. Com estrutura em aço, pode ser pintada em diversas cores. Disponível em 3 versões: baixa (indicada para ser usada junto de mesa de jantar padrão), média e alta para balcões e mesas altas.

fernandojaeger.com.br

Cadeira Lino 

Unir funcionalidade e estética em uma cadeira de alto desempenho: foi a partir desse conceito que os designers de Industrial Facility, Sam Hecht e Kim Colin, se inspiraram para projetar a cadeira Lino para Herman Miller, marca distribuída pela Novo Ambiente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Premiada no iF Design Award 2019 na categoria Design de Produto, o modelo é indicado tanto para escritórios quanto para home-offices. A cadeira pode ser complementada com a tecnologia exclusiva PostureFit, suporte localizado no encosto que aumenta o conforto das regiões sacral e lombar. As cores também podem ser combinadas em duas opções para a estrutura, seis tonalidades para o encosto e diversas opções de estofamento.

novoambiente.com

Poltrona Parquet

A paginação de piso de taquinhos antigos foi reproduzido na linha de móveis Parquet, composta por mesa de centro, recamier, sofá e poltrona.

breton.com.br 

Matéria publicada originalmente na revista aU.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.