Dois estudantes de design de produtos são os criadores de projeto vencedor e recebem 10 mil reais por propor solução que vai ajudar a sociedade no pós-pandemia. Texto e imagens: Divulgação
Após o encerramento das inscrições e escolha dos cinco finalistas do 1º Prêmio de Design PlastificARTE, realizado pela Casa Ondina com patrocínio da Electro Plastic, o projeto “Luvid”, desenvolvido pelos estudantes de design de produtos Felipe Ishy e Gislaine Lau, de Curitiba, no Paraná, foi escolhido como vencedor.
Na foto, Felipe Ishy e Gislaine Lau, estudantes de Design de Produtos na Universidade Federal do Paraná
O projeto de uma luva plástica de proteção contra a Covid-19 foi eleito pelos jurados, que levaram em consideração os critérios: cotidiano pós-Covid, clareza de comunicação, impacto visual, originalidade, praticidade, viabilidade técnica e facilidade de produção.
Após a deliberação dos jurados, que aconteceu em uma reunião online na última quinta-feira, no dia 5, o projeto “Luvid” foi o que chegou mais próximo desses critérios.

Luvid é uma luva plástica de proteção que busca evitar o contágio pelo coronavírus, com a diferença de possuir mais facilidade para ser colocada e retirada. Com um velcro em cada dedo, é possível grudar a palma de uma luva na outra, retirando-a sem contato com a parte externa. Sua proposta é trazer maior segurança, além de ser pensado para ser produzido com matéria-prima renovável da cana-de-açúcar. Outro diferencial é que as luvas possuem um formato que contorna apenas as pontas dos dedos, dando mais mobilidade para as mãos.

“Esse concurso representou algo inédito ao nosso negócio e estamos felizes em poder contribuir com a sociedade de alguma maneira, trazendo algo inovador e que ao mesmo tempo possa proteger as pessoas em meio a essa pandemia”, afirma Paula Lopes, diretora comercial da Electro Plastic.
A premiação foi voltada para pessoas com mais de 18 anos, sem formação estabelecida, que apresentasse um produto para ajudar a sociedade a enfrentar aglomerações e espaços públicos durante e pós-pandemia. Os cinco finalistas desenvolveram protótipos, que foram apresentados nas Redes Sociais da Electro Plastic.
O corpo de jurados foi composto por importantes nomes do setor de design, acadêmicos e representantes de instituições da indústria do plástico, como Fabio Sant’ana, diretor de Desenvolvimento de Bens de Consumo da Braskem; Ana Luiza Addor, arquiteta e mestre em design pela Universidade de Harvard; Michell Lott, curador de design e produtor de conteúdo multidisciplinar; Paula Lopes, Diretora Comercial da Electro Plastic; além de um júri técnico interno da empresa.
Viviane Rosa, fundadora da Casa Ondina, considera enorme a importância desse prêmio para o incentivo de mais ações positivas para a sociedade no momento atual. “O prêmio plastificARTE me ajudou a dar voz a ideias, ações e esforços que promovem atitudes positivas que causam mudanças reais em pessoas e comunidades”.