Edifício localizado no Centro da cidade teve readequação de uso e conta com dois blocos, quadra poliesportiva, biblioteca e passarela em meio à área verde. Texto e imagens: divulgação.

Com aproximadamente 3000m² e estrutura inédita no centro de Florianópolis, em Santa Catarina, a Maple Bear Canadian School chega para transformar o conceito de educação bilíngue por imersão. O projeto, assinado pelo escritório de arquitetura Marchetti Bonetti +, recebeu o selo Dux de sustentabilidade. Além da readequação de uso da construção, a escola integrada à exuberante natureza conta com captação de água da chuva, consumo zero de energia em seis anos, conforto térmico e acústico, renovação do ar com método hospitalar e salas com distanciamento. 

O conceito da reforma como um todo foi adaptado a partir das referências do escritório  somado ao padrão Maple Bear. Dessa forma, a parte de construção existente foi encarada como um monólito sóbrio, sobrepondo-se às fachadas. A nova identidade conta com brises metálicos perfurados e tensoface, visando melhor sustentabilidade e estética da edificação.

Foi feito grande uso de painéis em marcenaria, além de divisórias em vidro, permitindo a entrada de luz, associados às cores e mobiliários da Maple Bear. Também houve estudos de análise de incidência solar e estratégias de sombreamento. Entre os destaques, além do vermelho, foi acrescentado o branco, o tom da madeira e o verde da vegetação. Nos learning centers, por exemplo, os mobiliários soltos foram acrescidos com painéis e armários em marcenaria na cor branca e madeira (freijó), fornecendo identidade ao ambiente, de forma uniforme, linear mas também que proporcione sensações de acolhimento e concentração.

O edifício conta com dois blocos, além do portal do saber (biblioteca) e quadra poliesportiva. A conexão entre o bloco A e o bloco B é feita por uma passarela, um caminho em meio à área verde, que as crianças também podem utilizar como observatório da natureza.

O projeto contou com a participação dos arquitetos Giovani Bonetti, Luiz Fernando Zanoni, José Darós e Marcus Vinicius Pacheco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.