O projeto de 280 m², localizado em São Paulo, foi realizado em três meses, transformando completamente espaços que não estavam sendo bem aproveitados pelos proprietários| Texto: Larissa Cruz; Fotos: Fernando Crescenti;
O projeto Casa Vila Mariana, localizado em São Paulo, foi feito para um casal sem filhos que desejava otimizar os ambientes e aproveitar melhor os espaços. Realizado pela designer de interiores Júlia Otaga e inspirado pela personalidade dos proprietários, os ambientes bem divididos e apertados foram transformados em locais agradáveis e espaçosos.
Por causa dos pets do casal, Júlia Otaga optou por utilizar porcelanato ao invés de pisos de madeira, outro desafio foi atender as medidas totalmente fora do padrão, já que os clientes têm mais de 1,80m de altura. A marcenaria toda também teve que levar em consideração medidas pré-definidas, por causa do tamanho dos objetos que seriam guardados. Para a casa ficar mais organizada, um ponto importante do briefing foi manter escondidos fios elétricos, entre outras coisas.
Os moradores queriam deixar o quarto mais amplo e precisavam de um espaço para home office. O imóvel de 280 m² foi totalmente reformado e entregue em três meses. Para que os ambientes ficassem mais integrados, foram removidas paredes e shafts e um corredor foi transformado em um escritório integrado à suíte.
O principal destaque do projeto foi a otimização das plantas. “Ampliamos o banheiro para colocar uma banheira com capacidade de 415 litros (banheira Riolax 1027), removemos um banheiro pequeno que não era utilizado para incluir uma penteadeira grande, alteramos a posição da porta do quarto para criar um home office dentro da suíte, removendo parte do corredor existente. No térreo, também removemos shafts para ampliar a cozinha e incluir armários, e criamos uma ilha com cooktop” comenta Júlia Otaga.
A casa como um todo era bem neutra e já havia passado por uma reforma. Dividida em diversos ambientes, tinha móveis pequenos e sem apelo visual. Trouxemos cor e textura à residência, utilizando revestimentos como o Pietra Grey, da Portinari, e os tijolos da Passeio Revestimentos, que deram sofisticação e aconchego aos ambientes. A mesa lateral foi assinada por Jader Almeida e os pendentes são Wentz Design.
A personalidade dos clientes também é bem marcante, por isso o projeto destacou os móveis e objetos de estimação da dupla, caso do aparador – que era da avó da cliente, a luminária em formato de boneco (que ficou em um dos nichos do escritório), entre outros. Cada medida levou em conta o tamanho dos objetos já existentes. O filme Pulp Fiction, clássico do diretor Quentin Tarantino) também foi tema constante na decoração, por fazer parte da história do casal.
Fornecedores
Material/ Serviço | Empresa |
Civil | Reformular |
Elétrica | Carlos Uekubo |
Revestimentos | Passeio
Revestimentos, Castelatto, Eliane, Tintas Suvinil, Portinari. |
Serviço
Design de interiores: Escritório Júlia Otaga Interiores
Gerenciamento de obra: Escritório Júlia Otaga Interiores
Engenheiro Responsável: Sergio Canashiro.
Local (bairro + cidade): Vila Mariana, São Paulo, SP. Obra civil: reformular
Área construída: 280m²