Domingo, 26 de Setembro de 2021

Programa ReStart

Iniciativa já resultou na coleta de quase 70 toneladas no Brasil

Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett possui um programa de logística reversa para recolher, nas obras e reformas espalhadas pelo Brasil, sobras e recortes de pisos vinílicos para serem reaproveitados pela empresa na fabricação de novos produtos em Jacareí/SP. 

Sob o nome de ReStart, o programa foi iniciado no Brasil em 2018. Desde então, a iniciativa já resultou na coleta de 70 toneladas de sobras de pisos (dados até julho de 2021).

O descarte de sobras e recortes de materiais de construção é um gargalo da construção civil, de modo que projetos de logística reversa se tornam necessários para que a economia circular se estabeleça de fato neste segmento. Estima-se que a instalação de um piso vinílico do tipo LVT usando uma paginação simples (‘tijolinho’) gera, em média, de 3% a 5% de descartes. Nas mantas, essa média fica entre 8% e 15%. 

Seja qual for o formato de piso vinílico, o descarte pode ser maior a depender a complexidade da paginação e da quantidade de desenhos. No entanto, é um revestimento que apresenta um melhor aproveitamento de material na instalação do que outros tipos, como a cerâmica e o porcelanato, por exemplo.

Para cumprir as metas estabelecidas e ampliar o programa nacionalmente, a Tarkett aposta no estreitamento da parceria com revendedores e distribuidores da empresa em todo o país, beneficiando aqueles que topam aderir ao ReStart. Ao adquirir os pisos vinílicos colados e clicados sem base acústica da empresa, as revendas que participam do programa recebem uma bag exclusiva, onde poderão armazenar as sobras de pisos que não foram contaminadas com adesivo ou contrapiso e seriam descartadas após o término da instalação.

“A revenda está mais próxima da obra porque, na maioria das vezes, é a própria responsável pela instalação do piso. Essa proximidade com o cliente final é um ponto estratégico para o sucesso do ReStart”, avalia Vanessa Costa, responsável pelo Programa ReStart da Tarkett Brasil. “Participando do programa, a revenda ganha visibilidade em nosso site, pois com a inclusão do selo ReStart, a revenda passa a ter prioridade no resultado da busca de revendedores autorizados. Também ganha espaço em nosso Instagram, com publicações marcando o perfil da revenda participante”, completa.

A Tarkett também assumiu o compromisso de diminuir suas emissões de dióxido de carbono (CO2), já atingindo uma redução de 27% entre 2020 e 2010. Em 2019, a empresa anunciou que pretende reduzir mais 30% das emissões entre 2020 e 2030.

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Domingo, 26 de Setembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752