Business

Primeiro elevador sem cabos no mundo pode se mover na horizontal e na vertical.

Quem não se lembra do icônico elevador da Fantástica Fábrica de Chocolates de Willy Wonka? Pois o que parecia inusitado e improvável é realidade e já está em funcionamento (em fase de testes). O MULTI, primeiro elevador sem cabos do mundo, é uma solução de mobilidade desenvolvida pela thyssenkrupp que permite ao elevador se locomover na vertical e na horizontal, abrindo caminho para projetos arquitetônicos diferenciados, além de novas alternativas para a mobilidade nas grandes cidades. Com esta tecnologia, o projeto não ficará mais limitado pela altura ou alinhamento do poço do elevador, abrindo novas possibilidades aos arquitetos.

Na prática, isso significa que os próximos edifícios contarão com elevadores conectando diferentes pontos em um mesmo nível, o que eliminaria, por exemplo, a necessidade de passarelas ou pontes. Paralelamente, o MULTI revolucionará os sistemas de transporte subterrâneo. Com a opção de movimento horizontal, estações de metrô também poderiam ser desenhadas com múltiplos pontos de acesso em locais estratégicos e, portanto, servir individualmente a uma área maior dentro da cidade. Fora isso, a solução poderia levar a outras aplicações potenciais. Estão entre elas as conexões diretas do elevador das estações subterrâneas a outras estações próximas, a shopping centers, aos terminais de ônibus ou até mesmo ao topo dos arranha-céus.

Como o MULTI funciona

Em vez de uma cabina por eixo movendo-se para cima e para baixo, o MULTI oferece várias cabinas, operando em loop, como um sistema de metrô dentro de um prédio. Sem o uso de cabos, o MULTI roda em um sistema seguro de freio de vários níveis redundantes, dados sem fio e gerenciamento de energia nas cabinas.

O MULTI pode atingir uma capacidade de transporte até 50% maior e reduzir a demanda máxima de energia em até 60% quando comparados aos sistemas de elevadores convencionais, o que representa uma melhora significativa para os prédios altos. Além disso, uma vez que o MULTI pode se mover na horizontal, bem como verticalmente, e sem limitações de altura, permite possibilidades sem precedentes na arquitetura e design de edifícios.

O sistema ainda requer menor espaço do que os elevadores convencionais e pode aumentar a área útil do edifício em até 25%, disponibilizando espaços adicionais nas obras. Este benefício é particularmente importante, considerando que as “pegadas” atuais de elevadores/ escadas rolantes podem ocupar até 40% do espaço do prédio, dependendo da altura do edifício. Também requer uma potência de pico dramaticamente mais baixa, permitindo uma melhor gestão das necessidades energéticas do edifício, reduzindo assim os custos de investimento em infraestrutura para o fornecimento de energia.

Primeiro contrato do MULTI 

O primeiro MULTI será instalado em Berlim, Alemanha, no The East Side Tower, novo edifício da OVG Real Estate, empresa de negócios imobiliários da Europa, conhecida pelo seu projeto de ponta, The Edge, que é reconhecido mundialmente por ganhar o titulo de “edifício de escritórios mais sustentável do mundo”.

O MULTI está instalado na torre de teste de 246 metros em Rottweil, sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da thyssenkrupp na Alemanha. A torre foi especificamente projetada com o futuro em mente. Nela, a thyssenkrupp prova e certifica inovações na tecnologia de elevação. Com 12 poços para testes e velocidades de viagem de até 18 metros por segundo, a torre oferece possibilidades sem precedentes para enfrentar os desafios futuros dos edifícios e das cidades.

Para saber mais, clique aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.