Situado em Mumbai, na India, ao invés de criar um edifício imponente, ele gradualmente se aproxima da direção do solo, desmentindo seus 20 metros de altura. Texto: Divulgação | Fotos: Sanjay Puri Architects
A Função
Situado em Mumbai, na Índia, é um campus universitário de 32 acres criado por Sanjay Puri Architects. Os principais escritórios da administração, junto com um auditório, salas de seminários, biblioteca e cafeteria, constituem as funções deste edifício. Ao invés de criar um edifício imponente, o edifício gradualmente se aproxima da direção do solo, desmentindo seus 20 metros de altura. Elevado na direção norte, todo o terraço do edifício de 4 níveis é acessível aos alunos e professores da universidade, transferindo-se para um auditório aberto em meio à paisagem.
O Funcionamento
Os vários espaços funcionais internos são intercalados, com pátios paisagísticos com iluminação natural, permitindo que a luz indireta infunda os volumes internos em cada nível. A iluminação norte e os pátios são inspirados na arquitetura tradicional indiana, criando um edifício sustentável com eficiência energética e dependência mínima de iluminação artificial e ar-condicionado. Isso é uma resposta ao clima da cidade que varia de 30 ° C a 40 ° C durante 8 meses do ano.
Volumes seccionais variados pontuados pela paisagem criam experiências diferentes em cada parte do edifício. Uma rua interna em diagonal contínua, além das inúmeras quadras abertas, facilitam a ventilação natural nos espaços internos.
Ficha Técnica
Cliente: Prestige Education Society
Localização: Indore, India
Área: 2,50,000 SQ.FT
Arquiteto Principal: Sanjay Puri
Time de design: Sanjay Puri, Ruchika Gupta, Suzanna Machado, Omkar Rane, Devendra Duggad
Para mais informações, acesse www.sanjaypuriarchitects.com