Terca-Feira, 26 de Setembro de 2023

Praça do Polinizador ganha espaço na CASACOR São Paulo

Em um projeto de Luciano Zanardo, formas orgânicas, geométricas e cores vibrantes brincam no sentido de ressaltar a exuberância exótica de algumas plantas polinizadoras. Texto: Bruno Henrique Silva / Imagem: JP Image.

A CASACOR São Paulo, maior evento de decoração, arquitetura e paisagismo das Américas, apresenta sua 36ª edição entre os dias 30 de maio e 06 de agosto no prédio do Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista. Este ano, o evento traz o tema Corpo & Morada, que serviu de base para o desenvolvimento do projeto Praça do Polinizador pelo paisagista Luciano Zanardo.

Com um percurso leve e peças de design orgânico, a Praça do Polinizador reúne espécies nativas e exóticas em um jardim de 100 m². Foto: JP Image.

Zanardo observou que ao ressignificar o ambiente doméstico como refúgio de contemplação surgiu espontaneamente uma reconexão com a natureza. Assim, o paisagista enxergou um espaço para tratar sobre os processos de polinização, uma questão de pouca abordagem da sociedade.

Com iluminação aconchegante e intimista, a Praça do Polinizador se torna um convite para a admiração da natureza em pleno coração da cidade, a Avenida Paulista. Foto: JP Image.

O processo de polinização na natureza é imprescindível para possibilitar a formação de sementes e frutos. Para que isso seja possível, é necessário que partículas de pólen das anteras (estrutura masculina das flores) sejam levadas até os óvulos do estigma (sistema reprodutor feminino das flores). É comum que esse processo seja realizado por agentes polinizadores, como abelhas, borboletas e besouros, pelo pólen aderido no corpo deles enquanto se movimentam entre as flores. A partir dessa observação, fica evidente que os insetos são agentes essenciais. Mesmo com essa grande importância, várias populações de polinizadores estão em risco de extinção, devido a perda de alimentação, habitats e uso indevido de produtos químicos, como agrotóxicos e pesticidas.

No centro da Praça do Polinizador, ganha evidência a escultura “Insetos”, do artista mineiro Leopoldo Martins, representando o invertebrado. Foto: JP Image.

Zanardo apresenta um projeto completamente diferente dos anos anteriores, voltado para o meio ambiente e para o que passa despercebido para a maioria. Ao encarar o jardim como um ambiente de contemplação, o paisagista apostou em uma vegetação minimalista de bromélias porto-seguro e alocasias. As paredes se fundem com os elementos naturais através de uma pintura de cor Azul Pólen. Além disso, o espaço recebeu o mobiliário externo da Mac Design SP, vasos vietnamitas da Organne e a escultura Insetos do artista Leopoldo Martins.

“A oportunidade de estar em um evento como a CASACOR São Paulo, em um prédio tão conceitual, como o Conjunto Nacional, nos mostra que é possível viver a natureza até mesmo nos grandes centros urbanos”, adiciona Luciano Zanardo. 

Serviço

CASACOR SÃO PAULO 2023

Zanardo Paisagismo – Praça do Polinizador

Abertura: 30 de maio

Período expositivo: até 06 de agosto de 2023

Endereço: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073, São Paulo

Funcionamento: 

Terça a Sábado das 12h às 22h

Domingos e Feriados das 11h às 21h

Contato: https://casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo/

Compartilhar artigo:

Terca-Feira, 26 de Setembro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752