Garantir a unidade do conjunto e trazer ao complexo ares de contemporaneidade: a missão de Perkins&Will foi cumprida com pleno êxito neste projeto de renovação na capital paulista. Por Pedro Zuccolotto. Fotos por Rafaela Netto (externas) e Renato Navarro (internas)

O ensino está mudando. Com novas tecnologias, é natural que as escolas se modernizem, assim como sua arquitetura. Construir novos ambientes para a educação pode ser a chave  de um bom ensino como também um desafio. Essa foi a missão do estúdio Perkins&Will,  que assina a nova unidade da Escola Bilíngue Pueri Domus. Inaugurada ano passado em  Perdizes, Zona Oeste de São Paulo, a escola foi idealizada para atender às novas demandas das metodologias de ensino contemporâneas.

Mote

A evolução das tecnologias e o acesso ilimitado à informação em tempo real modificaram a forma como crianças e adolescentes consomem conteúdo atualmente. Essa transformação  também criou novas necessidades até mesmo para os espaços físicos de ensino. “As escolas do futuro precisam estimular a criatividade e a interação. O nosso projeto alcança esse objetivo por meio de espaços que promovem bem-estar e acolhimento, incentivam a interação e exercitam o foco”, explica o arquiteto Douglas Tolaine, Design Principal do  estúdio da Perkins&Will em São Paulo.

Estrutura

A edificação é formada por duas “asas”, conectadas por um átrio central, onde uma grande arquibancada recebe alunos, funcionários e pais. “É onde tudo acontece. Aqui as pessoas se encontram, interagem, trocam experiências e informações ou até mesmo estudam ou brincam nos intervalos”, conta Douglas. O destaque do design é a cúpula que cobre o átrio que, segundo Tolaine, permite a entrada de luz natural e a visão para a rua ao mesmo tempo em que dará privacidade e protegerá da incidência solar, criando um espaço agradável e acolhedor. “À noite, ela será uma grande cúpula iluminada”, complementa. A escola foi construída em tempo recorde de 8 meses, o que foi possível graças ao uso da estrutura metálica. A solução ainda permitiu a criação de vãos maiores, favorecendo ainda mais a entrada de ventilação e luz natural. Os brises de madeira também colaboram com esse objetivo, além de dar à fachada um visual moderno e de destaque na região.

Salas de aula

A exemplo do projeto da Perkins&Will na unidade Itaim Bibi, as salas de aula do Pueri Domus Perdizes têm divisórias de vidro transparente. “A ideia é que os alunos se acostumem ao movimento nos corredores durante as aulas. É uma forma de ensiná-los a ter foco em um cenário repleto de estímulos como redes sociais e dispositivos eletrônicos”, conta Tolaine. O projeto ainda tem lounges para momentos de relaxamento e learning places, que são nichos onde os alunos podem se concentrar durante os tempos livres.

Design biofílico

Fundamental para estimular a criatividade, a concentração e os relacionamentos, o bem-estar é peça-chave do projeto, que usa o Design Biofílico para proporcionar uma experiência de aprendizado ainda mais eficiente. A escola tem uma floresta de bolso, um pequeno bosque com árvores nativas, criado pela Cardim Arquitetura Paisagística. “A presença do verde vai melhorar a questão térmica e proporcionar uma experiência de mais contato com a natureza”, afirma Douglas. “O bosque ainda agregará valor ao entorno,  enriquecendo a paisagem e transmitindo esse bem-estar também para a comunidade da região”. A vizinhança, inclusive, também foi considerada no projeto do prédio, que tem  formatação horizontal para não prejudicar a vista das residências existentes.

Ficha técnica

Projeto: Escola Pueri Domus
Local: São Paulo, SP
Ano de conclusão: 2020
Escritório: Perkins&Will
Líderes de projeto: Fernando Vidal (Managing Director) e Douglas Tolaine (Design Principal)
Colaboradores: Renato Siqueira, Lara Kaiser, Danielle Superti, Ana Mello, Fátima Oliveira, Guilherme Ramalho, Anna Beatriz Barros, Ana Thereza Sacchi, José Francisco Santana, Gabriel Freitas e Gabriella Migotto.
Área construída: 10.600 m²
Pavimentos: 4

Fornecedores

Consultor de acústica e conforto ambiental: Ca2 Consultores Ambientais Associados
Iluminação: Foco LD
Estrutura metálica: Eleve
Estrutura de concreto: Pedreira Engenharia Ltda.
Paisagismo: Cardim Arquitetura Paisagística
Projeto de instalações: Gera
Ar condicionado: Consult
Projeto de cozinha e cantina: Interarq
Marcenaria: Maria Joaquina Brise – Arkos Brasil
Tecido tensionado de fachada: Arthur Decorações
Esquadrias de alumínio: Prismatech
Escadas de madeira: Crosslam
Luminárias: Lumicenter
Metais: Deca
Louças: Deca
Mobiliário: Metadil Móveis Escolares
Pisos vinílicos: Tarkett
Porcelanato: Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A

Matéria publicada originalmente na revista aU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.